02/06/2020 às 16h04min - Atualizada em 02/06/2020 às 16h04min

Câmara conclui votação de projeto que dá o nome do ex-prefeito Nego Francisco ao Hospital Municipal de Piranhas

Em segunda votação, proposta do vereador João Barros recebeu 5 votos favoráveis e segue para sanção do prefeito Eric Silveira

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Hospital Municipal de Piranhas passa por reforma há alguns meses (Foto: Divulgação/DCPP)
Por 5 votos a favor e 2 contra, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Projeto de Lei (PL) 001/2020 que dá o nome do ex-vereador e ex-prefeito Antônio Francisco de Sousa, o Nego Francisco, ao Hospital Municipal de Piranhas. A proposta de autoria de João Barros (PP) passou pela segunda e última votação em sessão realizada nesta segunda-feira (1º/06).
 
Diferente da primeira apreciação do PL, ocorrida no dia 28 de maio, onde a aprovação foi unânime, Cilmar Teodoro (Solidariedade) e Jhonatan Apolinário (Solidariedade) mudaram suas posições e foram contrários ao projeto.
 
Como votaram os parlamentares
 
1ª votação
Cilmar Teodoro (Solidariedade) – Sim
Cleuber Vilela (Republicanos) – Sim
Fernando Lizardo (PP) – Sim
Hugo Brás (PP) – Sim
Jhonatan Apolinário (Solidariedade) - Sim
João Barros (PP) – Sim
João Leones (Solidariedade) – Ausente
Wesley Faustino (PP) - Sim
 
2ª votação
Cilmar Teodoro (Solidariedade) – Não
Cleuber Vilela (Republicanos) – Sim
Fernando Lizardo (PP) – Sim
Hugo Brás (PP) – Ausente
Jhonatan Apolinário (Solidariedade) - Não
João Barros (PP) – Sim
João Leones (Solidariedade) – Sim
Wesley Faustino (PP) - Sim
 
O presidente da Câmara Municipal, Uerlei Neves (PP), não participa das votações, exceto em caso de empate.
 
O Tribuna Piranhense entrou em contato com Cilmar Teodoro e Jhonatan Apolinário para saber o porquê das mudanças de entendimento em relação à propositura, mas, até a publicação desta reportagem, ainda não havia obtido resposta.
 
João Barros afirmou sentir uma “enorme satisfação” em poder, através de um projeto seu, homenagear uma importante figura da história de Piranhas.


 
“Agradeço todos os vereadores que votaram e ajudaram para a aprovação do projeto. O Nego Francisco é mais que merecedor e sinto-me honrado em ter sido o vereador que apresentou esta iniciativa”, ressaltou João Barros.
 
Agora, o PL 001/2020 segue para a sanção do prefeito Eric Silveira (PP).
 
Atualmente, o Hospital Municipal de Piranhas é denominado Hospital Municipal Cristo Redentor. A unidade de Saúde foi criada na gestão de Nego Franciso frente ao Poder Executivo piranhense, entre os anos de 1983 e 1988. O local passa por uma ampla reforma há alguns meses e, de acordo com a Prefeitura Municipal, as obras devem ser finalizadas em breve.
 
O homenageado
 


Antônio Francisco de Sousa, popularmente conhecido como Nego Francisco, nasceu no município de Caiapônia no dia 2 de junho de 1933, na Região da Raizinha, hoje localizada no município de Piranhas. Filho de João Francisco de Sousa e Antônia Pereira Leite, primogênito entre dez filhos, se casou jovem, antes mesmo de completar 18 anos, com Antônia Leite Sousa, com quem teve 4 filhos.
 
Nego Francisco iniciou sua vida pública na década de 60, quando foi eleito o vereador mais votado no pleito de 1962, tendo se reelegido com quase o dobro de votos dois anos depois, na eleição seguinte. Nos anos de 1970 e 1972 ele voltou a disputar e conseguiu, nas duas ocasiões, uma cadeira no Legislativo piranhense.
 
O auge da carreira política de Nego Francisco foi em 1982 ao ser eleito prefeito de Piranhas pela sigla que militou até o último dia de sua vida, o PMDB, mesmo partido que representou em seu último cargo eletivo como parlamentar na Câmara Municipal piranhense.
 
Nego Francisco faleceu em 23 de dezembro de 2019 vítima de câncer, deixando 8 netos e 10 bisnetos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp