03/06/2020 às 16h47min - Atualizada em 03/06/2020 às 16h47min

EXCLUSIVO: Doutora Jamile confirma que não será candidata à prefeita de Piranhas nas eleições deste ano

Médica filiada ao DEM disse que foi uma decisão pessoal e definitiva

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Médica Maria Jamile Ribeiro Duarte Nogueira disputou as eleições 2016 em Piranhas (Foto: Arquivo Pessoal)
Em entrevista exclusiva ao Tribuna Piranhense, a médica Maria Jamile Ribeiro Duarte Nogueira, popularmente conhecida como Doutora Jamile (DEM), confirmou que não será candidata ao cargo de prefeita de Piranhas nas eleições deste ano e que “foi uma decisão pessoal” que veio após conversas com familiares, pessoas do seu círculo de amizade e apoiadores. A declaração foi feita nesta quarta-feira (3/06).
 
“Essa decisão já foi tomada há alguns meses, mas ainda não havia me pronunciado publicamente. Eu quero aproveitar esse momento para dizer que eu tenho um profundo respeito pelos eleitores de Piranhas e que me sinto lisonjeada com o apoio que tive nas últimas eleições e com o que estava tendo, até agora, para ser candidata novamente. Foram centenas de manifestações de apoio e eu agradeço, de coração, a todos”, declarou Jamile.
 
Segundo Doutora Jamile, “foi uma decisão bem pensada, com muita análise”. Além disso, a médica disse que pretende focar em sua profissão. “Eu tenho uma atividade que gosto muito de exercer, que é a medicina. Gosto muito de ser médica, estou investindo cada vez mais na minha profissão e penso que, talvez, não daria para conciliar as duas coisas, caso fosse vitoriosa”, ponderou.
 
Eleições de 2016
 
Doutora Jamile disputou a chefia do Executivo piranhense nas eleições de 2016 pelo PHS, quando obteve 2.891 votos (37,44%) e acabou derrotada pelo atual prefeito, Eric Silveira (PP), que foi escolhido por 4.010 eleitores (51,94%). Desde então, ela passou a ser o principal nome da oposição para o próximo pleito, mesmo não atuando politicamente, de forma enfática, neste sentido.
 
Jamile comentou que ganhou e vem ganhando muito conhecimento político desde a sua primeira disputa por um cargo eletivo. “Aprendi muito com a derrota. Hoje eu me sinto muito mais preparada politicamente. Hoje eu mudaria de direção em algumas situações que criamos na época e acredito que algumas condutas deveriam ser reavaliadas para fazermos melhor. Aceitei bem a derrota e vejo que não é um sinal de fraqueza, mas sim de ganho de sabedoria. A vida não é feita só de momentos bons e é com isso que a gente cresce e amadurece”, ressaltou.
 
Ida para o DEM
 
Filiada ao PHS desde 18 de setembro de 2015, Jamile deixou a sigla em 10 de setembro de 2019 para fazer parte do Democratas (DEM) após convite do diretório local e do governador Ronaldo Ciado, passando a ser tratada como candidata preferencial à Prefeitura de Piranhas e a maior esperança de vitória dos opositores de Eric Silveira.
 
“Tivemos algumas reuniões, várias pessoas se filiaram ao DEM depois de pedidos feitos por mim e, aqui, eu quero aproveitar para agradecer a todos”, disse Doutora Jamile, ressaltando ainda que fez questão de se reunir com os membros de seu partido, na presença do presidente do diretório de Piranhas, Adeídes Ferreira da Silva, para comunicar que não seria candidata.
 
Futuro político
 
A democrata revelou que, mesmo não colocando seu nome para a disputa de 2020, atuará ativamente na campanha do candidato que o DEM decidir apoiar. “Estarei junto com o partido e quero ajudar. Vamos escolher um nome que seja competitivo para esta disputa, pois temos condição para isso. Já temos alguns pré-candidatos e, em breve, irei revelar para quem irá o meu apoio”, expôs.
 
Doutora Jamile sinalizou que uma futura candidatura pós 2020 não está descartada e que uma mudança de posição de sua parte não é pensada agora. “Vamos deixar essa discussão para o futuro. Estou focada em um momento onde estou me sentindo realizada profissionalmente. Inauguramos, recentemente, uma clínica médica em Bom Jardim de Goiás que, graças à Deus, está indo muito bem. Estamos concluindo a reforma da Clímopi, em Piranhas, para onde iremos contratar novos profissionais. Com tudo isso acontecendo, não gostaria de perder o foco”.
 
Por fim, a médica agradeceu a todos que gostariam que ela concorresse ao cargo de prefeita de Piranhas em 2020. “Eu agradeço ao apoio que eu sempre tive e aos partidos que me convidaram para filiação. Eu agradeço pela confiança do povo piranhense depositada na minha pessoa”, finalizou.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »