17/11/2020 às 18h33min - Atualizada em 17/11/2020 às 18h33min

Vereadores eleitos iniciam conversas para escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Piranhas

Conforme apurou o Tribuna Piranhense, grupo que possui maioria já teria definido um nome que apoiará na eleição da nova mesa diretiva que deve acontecer no dia 1º de janeiro

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução/Site da Câmara Municipal de Piranhas)
O resultado das eleições do último domingo (15/11) para o Legislativo piranhense pode fazer com que Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), tenha que conduzir a sua gestão com a fiscalização de um Poder Legislativo presidido por vereadores pertencentes ao grupo eleito por partidos adversários da sua coligação durante a campanha deste ano. Isso porque, dos 9 parlamentares vitoriosos nas urnas, seis são de siglas que apoiaram seus concorrentes e que, em primeira análise, começarão os mandatos em 2021 como oposição ao novo governo municipal.
 
Segundo o que apurou o Tribuna Piranhense, parlamentares eleitos pelo Democratas, Progressistas, PSL e Republicanos participaram de uma reunião nesta segunda-feira (16/11) e, na pauta, esteve a formação da mesa diretiva da Câmara Municipal de Piranhas que conduzirá os trabalhos da Casa de Leis durante a próxima legislatura.
 
Nossa reportagem conversou com uma pessoa que teve acesso ao que foi tratado no encontro e, de acordo com essa fonte, o nome que o grupo apoiará para presidir o Poder Legislativo piranhense em 2021 seria o de Fernando Lizardo (Progressitas).
 
“Mesmo derrotado, o projeto do prefeito Eric Silveira elegeu a maioria dos vereadores e, pela lógica, a tendência é que a presidência da Câmara fique com um deles por terem maioria na hora de votar e há o interesse. Não foi uma reunião secreta. Inclusive, esse tipo de encontro sempre acontece depois das eleições e antes da posse. Serve para reafirmar compromissos, firmar alianças e ter uma noção de como os trabalhos serão conduzidos na nova legislatura”, relatou a fonte.
 
Os partidos que apoiaram a campanha vitoriosa de Chicão – que assumirá como prefeito de Piranhas em janeiro de 2021 – elegeram três candidatos, sendo: Suelter Helrighel Leite (Suelter do Orlando) e Cleomar Vieira dos Santos (Cleomar Contador), ambos do Solidariedade; e Nilson Gomes (Nilsin do Ônibus), do MDB.
 
As siglas que estiveram com Eric Silveira na busca pela reeleição conquistaram cinco cadeiras na Câmara Municipal: Fernando Lizardo, Silas Messias do Nascimento (Irmão Silas) e Uerlei da Silva Neves (Lei), do Progressistas; Claudimir Apolinário dos Santos (Coró do Rancho), do Democratas; e Nilzo Ferreira Lopes (Sula), do Republicanos.
 
O PSL, que teve Fábio Lasserre chegando na segunda posição na disputa pela Prefeitura, elegeu Adriely Cristina Ribeiro Santos como a primeira parlamentar mulher depois de 16 anos em Piranhas,
 
A sessão solene que dará posse aos vereadores eleitos no pleito deste ano acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021 e, nesta mesma data, é prevista a eleição da nova mesa diretiva da Câmara Municipal.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp