19/01/2021 às 08h13min - Atualizada em 19/01/2021 às 08h13min

Mulher de 73 anos é a primeira vacinada contra a Covid-19 em Goiás

Ex-gari Maria Conceição da Silva, moradora de abrigo de idosos, em Anápolis, foi vacinada pelo governador Ronaldo Caiado que é médico

Tribuna Piranhense - com informações da Secom
Jotta Oliveira
Único médico governador, Ronaldo Caiado aplicou a primeira dose em Goiás da vacina contra Covid-19 na idosa Maria Conceição da Silva, de 73 anos, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Leblon, em Anápolis. (Foto: Cristiano Borges)
A ex-doméstica e ex-gari Maria Conceição da Silva, de 73 anos, foi a primeira cidadã de Goiás a ser imunizada contra a Covid-19. A aplicação da primeira dose da CoronaVac foi realizada pelo governador Ronaldo Caiado durante a tarde desta segunda-feira (18/01), na Unidade Básica de Saúde do Jardim Leblon, em Anápolis. O chefe do Executivo goiano é médico e, por isso, pôde vacinar a mulher.
 
Hipertensa, Maria tem seis filhos, é cega de um olho e hoje vive no Abrigo dos Velhos Professor Nicéphoro Pereira da Silva. “É um dia histórico e de muita esperança”, destacou o governador. Nessa primeira remessa, o Estado recebeu 183 mil doses para imunizar uma população de até 91 mil goianos.
 
Vacinada pelas mãos do próprio Caiado, o único governador médico do Brasil, Maria agradeceu a oportunidade, mas espera que em breve todos os goianos possam ser imunizados. “Eu estava ansiosa para dar força a todas e a todos que precisam salvar a vida. Desejo que outras pessoas também tenham a vacina. Não basta só eu vacinar, tem que ser todos”, disse.
 
Inicialmente, serão vacinadas idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, população indígena aldeada, e trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. A primeira dose foi aplicada em Anápolis como sinal de gratidão ao município que recebeu os brasileiros repatriados de Wuhan, na China, quando iniciaram os primeiros casos de contágio pelo novo coronavírus no mundo. “Naquele momento, todos os Estados se encolheram, e Anápolis teve um gesto que foi reconhecido nacionalmente. O que cabe a mim neste momento, como governador, é retribuir esse gesto, é fazer com que a primeira dose seja aplicada em Anápolis”, reforçou Caiado.
 
“Todas as 18 regionais [de saúde] recebem as vacinas de forma igualitária”, informou o governador. Os municípios de Posse e Campos Belos receberam doses transportadas por avião. As demais cidades goianas têm sua parte da vacina encaminhada por via terrestre.
 
Para o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, a vacinação é mais um passo no combate à pandemia, mas destacou que ainda não é momento de descuidar dos protocolos sanitários. “Começar agora é um passo importantíssimo, de esperança, que nos dá mais energia para enfrentar o coronavírus. Mas a pandemia não acabou, o uso da máscara ainda é necessário, os cuidados e o distanciamento entre as pessoas também”, defendeu.
 
A união de esforços entre Estado e município foi reconhecida pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que elogiou o carinho do governador por sua cidade natal. “A relação que nós temos é respeitosa, que estabelece parcerias. Isso tudo mostra o comprometimento e a forma como a gente trabalha.”

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp