19/01/2021 às 17h48min - Atualizada em 19/01/2021 às 17h48min

Idoso de 90 anos é o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Piranhas

Joaquim Lopes Bezerra, morador do Lar dos Idosos de Piranhas, foi vacinado na tarde desta terça-feira (19). Médico também recebeu a primeira dose da Coronavac

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Joaquim Lopes Bezerra, morador do Lar dos Idosos de Piranhas (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)
O idoso Joaquim Lopes Bezerra, de 90 anos, interno do Lar dos Idosos de Piranhas, foi o primeiro morador do território piranhense vacinado contra a Covid-19. A aplicação do imunizante aconteceu na tarde desta terça-feira (19/01), na unidade 4 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada no Setor Sul.
 
Já o primeiro profissional de Saúde vacinado em Piranhas foi o médico Gleiber Ferreira dos Santos. Ele atua no ESF 4 e ainda presta serviço em outras unidades de Saúde do município.
 
As duas primeiras vacinações ocorreram minutos depois da chegada em Piranhas das 90 primeiras doses da Coronavac – vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante foi entregue ao prefeito Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), por uma equipe da Regional de Saúde Oeste 1 da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).


 
Chicão comemorou e disse que a chegada das vacinas contra a Covid-19 vai trazer mais tranquilidade para os cidadãos piranhenses. “Eu quero agradecer os governos do Estado e Federal que tem se empenhado na luta contra essa doença terrível. Eu tenho certeza que, logo, esse momento difícil estará passando”, comentou.
 
O prefeito de Piranhas lembrou ainda que, mesmo com o início da vacinação, não é hora de deixar de tomar as medidas de combate ao novo coronavírus. “Peço a nossa comunidade que continuemos usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social para que possamos impedir a disseminação deste vírus”, ressaltou Chicão.


 
Segundo a secretária municipal Saúde de Piranhas, Kenivania Santana da Silva, a vacinação dos demais membros dos grupos priorizados nesta primeira etapa começa nesta quarta-feira (20/01). Devem receber a primeira dose da Coronavac os internos do Lar dos Idosos e alguns dos profissionais de Saúde que estão atuando na linha de frente de combate a Covid-19.
 
“Vamos atender todas as exigências da Regional de Saúde. Devido ao número reduzido de doses, a gente vai utilizar todos os critérios que nos foram colocados e imunizar aqueles profissionais de Saúde que estão realmente na linha de frente. Todos são importantes, mas, neste momento, não temos vacinas suficientes”, explicou Kenivania.
 
A secretária esclareceu que não é necessário que os idosos com 60 anos ou mais vão até as unidades de Saúde em busca de imunização, pois a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) só está autorizada a vacinar aqueles internados em instituições de longa permanência (ILPs) – caso do Lar dos Idosos de Piranhas.
 
Diferente das informações divulgadas incialmente – que davam conta que somente metade das 90 doses seriam usadas neste primeiro momento –, a SMS divulgou que serão todas aplicadas imediatamente e que outras serão enviadas posteriormente pela SES-GO para a aplicação da segunda dose.



 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp