05/03/2021 às 10h04min - Atualizada em 05/03/2021 às 10h04min

Prefeitura de Piranhas assina cartas de intenção de compra de 10 mil doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19

Lote do imunizante será adquirido através de parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, produtores rurais, empresários, comerciantes e outros. Previsão é que vacinas cheguem em até 20 dias após assinatura de contrato

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
O Governo Municipal de Piranhas assinou duas cartas de intenção de compra de 10 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya para combater a Covid-19. Os documentos foram endereçados a empresa internacional de distribuição de medicamentos Globalpharm e a expectativa é que os imunizantes sejam entregues em até 20 dias após a assinatura do contrato que deve ocorrer até a próxima semana.
 
A primeira carta de intenção de compra foi enviada na quarta-feira (3/03), onde Piranhas solicitou 3 mil doses da Sputnik V. Já a outra foi recebido pela Globalpharm na quinta-feira (4/03), demonstrado o interesse na compra de mais 7 mil doses do imunizante.
 
As cartas assinadas pelo prefeito de Piranhas, Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), dizem que todas as doses que vierem a ser adquiridas serão usadas exclusivamente para a vacinação da população piranhense.
 
Recursos
 
O prefeito Chicão disse que a compra do imunizante está sendo feita através de um consórcio composto pelos municípios da Regional de Saúde Oeste 1, que solicitou 100 mil doses que serão distribuídas entre todos os integrantes interessados. O chefe do Executivo piranhense ainda explicou que esta forma de aquisição baixou os custos.
 
No caso de Piranhas, o valor pago pelas 10 mil doses da Sputnik V deve ser de cerca de R$ 480 mil oriundos de uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo municipais e empresários, comerciantes, produtores rurais e outros que já mostraram interesse em realizar doações financeiras para a compra da vacina.
 
De acordo com Chicão, a ideia inicial era que a Prefeitura de Piranhas adquirisse 2 mil doses e a Câmara Municipal outras mil por meio de devolução de parte dos recursos destinados mensalmente ao Poder Legislativo, porém, após a demonstração de interesse em colaborar de parte da iniciativa privada, o município optou por requisitar um lote maior.
 
“Com essas 10 mil doses, nós já vamos conseguir imunizar os cidadãos dos grupos de risco do município e, com isso, começar a voltar a normalidade”, enfatizou, o prefeito de Piranhas.
 
Vacinação em Piranhas
 
Conforme apuração da nossa reportagem através da plataforma Lozaliza SUS, do Ministério da Saúde, 87 piranhenses já completaram o ciclo de vacinação contra a Covid-19 ao receber duas doses da Coronavac. Outros 385 indivíduos passaram pela aplicação da primeira dose, incluindo as da produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. No total, Piranhas já aplicou 472 doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp