13/04/2021 às 07h22min - Atualizada em 13/04/2021 às 07h22min

Piranhas inicia campanha de vacinação contra a gripe

Aplicação da vacina está acontecendo nos ESF’s 1 e 3 até 10 de maio

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
ESF 3, no Centro, é um dos pontos de vacinação (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Piranhas iniciou, nesta segunda-feira (12/04), a campanha de vacinação contra a gripe que segue até o dia 10 de maio. Além de evitar complicações causadas pelo vírus da influenza, a imunização ganha uma outra importância no momento: o aumento da necessidade de leitos hospitalares já escassos devido ao aumento de casos de Covid-19 em meio a pandemia do novo coronavírus.
 
Este ano, como os idosos seguem sendo vacinados contra o novo coronavírus, eles não serão o primeiro grupo de risco a receber as vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde, devem receber as vacinas: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com 60 anos ou mais; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança, de salvamento e armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo de passageiros; funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação; e população privada de liberdade.
 
Em Piranhas, os pontos de vacinação contra a gripe são as unidades 1 (Setor Sudoeste) e 3 (Centro) do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). O atendimento está acontecendo das 7h30 às 10h30 das 13h às 16h30.
 
Covid-19
 
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a doença provocada pelo novo coronavírus. Segundo especialistas, é preciso existir um inervalo de, pelo menos, 14 dias entre o recebimento de uma vacina e outra.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp