13/05/2021 às 08h44min - Atualizada em 13/05/2021 às 08h44min

Em Piranhas, pessoas com idade a partir de 18 anos e com comorbidades já podem ser vacinadas contra a Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar o grupo prioritário que antes contemplava apenas aqueles entre 55 e 59 anos. Nova etapa incluí ainda cadastrados no BPC, pessoas com Síndrome de Down e/ou que estejam passando por procedimentos de hemodiálise

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução/Ilustrativa)
Desde às 8h da manhã desta quinta-feira (13/05), moradores do município de Piranhas com idade a partir de 18 anos que possuam alguma comorbidade descrita em notas técnicas do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) estão sendo vacinadas contra a Covid-19 na unidade 4 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF 4). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu ampliar o número de integrantes do grupo com doenças pré-existentes por considerar que o lote de imunizantes existentes no município e o rítimo de chegada de novos tornam possível a tomada de tal decisão.
 
Como em todo o restante do Brasil, a campanha de vacinação contra Covid-19 entrou oficialmente em uma nova etapa no município de Piranhas e também incluiu pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 
São considerados como grupo de comorbidades aqueles pacientes acometidos de: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; aqueles possuintes de doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; mioardiopatias e periariopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; e cirrose hepática, conforme prescrito na Nota Informativa 10/2021 da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
 
Outros que podem ser vacinadas: aqueles que vivam com Síndrome de Down; acometidos por doença renal crônica; e que estejam passando por procedimentos de hemodiálise.
 
Esta nova etapa da vacinação contra o novo coronavírus começou a ser realizada com o lote de 430 doses da vacina Oxford/AstraZeneca que chegou a Piranhas na semana passada. Todos que se dirigirem ao ESF 4 para serem vacinados precisam apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação. Para a comprovação da existência das comorbidades, os pacientes precisam apresentar laudo médico, com excesão daqueles que estão cadastrados em serviços de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A vacinação contra a Covid-19 em Piranhas começou no dia 19 de janeiro. De acordo com a plataforma Localiza SUS do Ministério da Saúde, Piranhas já aplicou primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 em 2.394 pessoas. O número representa 21,24% da população.
 
A segunda dose já foi aplicada em 1.219 pessoas (10,82% da população do município).
 
No total, 3.613 doses de imunizantes contra o novo coronavírus já foram aplicados na população de Piranhas.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp