10/06/2021 às 09h19min - Atualizada em 10/06/2021 às 09h19min

Goiás recebe 119.750 novas doses de vacinas contra a Covid-19

Imunizantes serão utilizados para aplicação de primeira dose, sendo 70% destinados à população geral, por idade

Tribuna Piranhense - com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás
Jotta Oliveira
(Foto: André Saddi)
Goiás recebeu, na madrugada desta quinta-feira (10/06), mais 119.750 doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa foi a segunda remessa de imunizantes recebida pelo Governo do Estado nesta semana, já que, na terça-feira (8/06), chegaram outras 79.560 unidades da Pfizer, totalizando 199.310 imunobiológicos para o combate da doença nos últimos três dias.
 
Todas as vacinas da AstraZeneca serão utilizadas para aplicação de primeira dose e avanço da campanha de imunização nos municípios goianos. “A vacinação é a medida mais eficaz e eficiente para nos tirar da condição de pandemia”, reforça o secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino.
 
Conforme pactuado em reuniões com gestores municipais, estaduais e federais, 70% das doses serão destinadas para a população geral, por idade, conforme a realidade de cada município, e 30% para os grupos prioritários. “Com essa nova leva do PNI [Programa Nacional de Imunizações], a expectativa é a de que o avanço da vacinação seja mais rápido do que se estivesse estratificado por grupos”, pontua Alexandrino.
 
Após o desembarque no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, as doses seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), onde serão conferidas as quantidades, para a posterior distribuição a todas as 18 Regionais de Saúde do Estado. Depois dessa etapa, os imunobiológicos seguem para os 246 municípios goianos para que as prefeituras continuem com a execução da campanha de vacinação.
 
Balanço
 
Com esse novo carregamento, Goiás atinge a marca de 3.276.290 doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. São 1.720.850 imunizantes AstraZeneca/Fiocruz, 1.358.880 da Coronavac/Butantan e 196.560 imunobiológicos produzidos pela farmacêutica Pfizer.
 
Até as 15h de quarta-feira (o), o dados mostram que o Estado registrou 1.610.738 imunizantes utilizados para aplicação da primeira dose. Em relação ao reforço, foram registradas 665.961 pessoas já vacinadas. Essa atualização dos dados nos sistemas oficiais é realizada pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas em seus territórios.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp