Na última sexta-feira (1º/10), o prefeito Marco Rogério, o Chicão (Solidariedade), sancionou e promulgou a Lei 071/2021, de autoria da vereadora Adriely Cristina Ribeiro Santos (PSL), que torna prioritária à inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos programas sociais de acesso à moradia executados no território piranhense. O ato foi publicado no site da Prefeitura Municipal.
Para a concessão da prioridade, a situação de violência deverá ser comprovada por meio de inquérito policial instaurado, de medida protetiva aplicada ou de ação penal baseada na Lei Maria da Penha. Ainda de acordo com as novas regras, a implementação da prioridade dependerá de relatório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) comprovando a incapacidade financeira da vítima para adquirir a casa própria.
Para evitar que haja a exposição indevida da vida privada, da imagem, da intimidade, assim como para evitar novas violações de direitos, todos os responsáveis pela execução dos programas habitacionais, sejam elas dos setores público ou privado, deverão manter sigilo relativo aos dados das beneficiárias, inclusive, deixando de dar qualquer tipo de publicidade da relação de mulheres que forem incluídas por intermédio da Lei 071/2021.