18/09/2014 às 06h53min - Atualizada em 18/09/2014 às 06h53min

Segunda dose da vacina contra o HPV já está sendo aplicada em Piranhas

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense
SMS realiza dia "D" de vacinação no dia 27 (Foto: Divulgação)

Já começou a segunda etapa da vacinação - para aplicação da segunda dose - contra o vírus HPV em meninas de 11 a 13 anos nas unidades de saúde de Piranhas.

A vacina está sendo disponibilizada no PSF I, no Setor Santa Luzia, e no PSF II, no Setor Sudoeste, diariamente. A vacinação é feita em três doses (a segunda é ministrada seis meses após a primeira, concluindo-se o ciclo com uma dose de reforço cinco anos após a aplicação da dose inicial) e protege as meninas contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Para o alcance da meta de imunização de 80% do grupo alvo, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo dia 27 de setembro o dia “D” da vacinação, que acontecerá em todos os PSF’s do município.

De acordo com a secretária de Saúde, Neusa Aparecida Porto, a prevenção é fudamental para livrar as meninas desse mal que é o câncer de colo do útero. “É importante lembrar que esta vacina já faz parte do calendário vacinal do SUS e, portanto, a qualquer momento a menina que completar 11 anos poderá iniciar a vacinação nas Unidades de Saúde da Família. Vale lembrar que na primeira etapa, Piranhas vacinou boa parte das adolescentes”, reforça.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual contra câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. Cabe aos municípios definir as estratégias que serão utilizadas para alcançar maior cobertura.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp