24/09/2014 às 15h43min - Atualizada em 24/09/2014 às 15h43min

Gerador de Energia será instalado nos próximos dias no Hospital Municipal de Piranhas

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense
Gerador liga em segundos em caso de queda de força (Foto: Jotta Oliveira)

A Prefeitura Municipal de Piranhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, deve instalar nos próximos dias, no Hospital Municipal Cristo Redentor, um gerador de energia. O equipamento já está no depósito da unidade hospitalar e faz parte de um pacote de investimentos de cerca de R$ 400 mil em novos equipamentos para a área da saúde.

Segundo o diretor do Hospital Municipal, Nilsimar Gomes, o equipamento atende todos os requisitos técnicos exigidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  “O gerador liga sozinho poucos segundos depois de quedas de força da rede elétrica e, com o retorno da energia, ele ainda fica ligado por alguns instantes, esperando que haja estabilidade da tensão para não haver problemas com equipamentos, inclusive os usados em casos graves, de falta de capacidade respiratória ou cardíaca, por exemplo”, explica.

Além do gerador de energia, o Hospital Municipal já recebeu um analisador automático para hematologia e o laboratório passou a ter a capacidade de realizar 60 exames de sangue por hora. O equipamento foi instalado no ultimo dia 15 de setembro e passou a dar mais rapidez na entrega dos resultados aos pacientes.

A secretária de saúde, Neusa Aparecida Porto Ferreira, disse que novos equipamentos ainda vão ser recebidos ainda este ano. “Junto com o gerador de energia, veio um oximetro de pulso, que pode ser usado em atendimento em emergências fora das unidades de saúde, no monitoramento do paciente. Na lista de equipamentos a serem recebidos ainda estão: 1 processadora de filmes radiográficos; 3 armários porta arquivos; 1 desfibrilador convencional; 2 monitores multiparametros com eletrocardiograma e capnografia; 1 endoscópio flexível (fibroendoscopia); 1 foco cirúrgico de solo móvel e 1 aparelho de anestesia (carrinho de  anestesia)”, disse.

Para o prefeito André Ariza (PP), esse é mais um fruto das boas parcerias que vem sido firmadas e da competência da equipe montada por ele. “Esses investimentos que estão sendo feitos agora na área da saúde, com a compra de todos estes equipamentos, está sendo possível após nós recuperarmos uma emenda parlamentar de 2012, que estava parada em razão de pendências administrativas. Buscamos as informações, corrigimos os erros e agora o beneficio está chegando para os usuários da saúde pública. Estamos melhorando a saúde no Estado e, até o final deste ano, outras boas notícias virão”, disse.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp