18/01/2022 às 17h09min - Atualizada em 18/01/2022 às 17h09min

Escolas municipais de Piranhas iniciam ano letivo de 2022 com a maioria dos alunos ainda fora das salas de aula

Estudantes do 1º ao 5º ano continuarão com aulas não presenciais, incluindo o ensino privado. Justificativa é o aumento de casos ativos de covid-19 e a não vacinação das crianças

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
As aulas na rede municipal de ensino do município de Piranhas retornam nesta quarta-feira (19/01) com a maioria dos alunos ainda estudando em casa. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, que atende crianças com idade de 5 até 11 anos, iniciará o ano letivo de 2022 no regime não presencial devido ao aumento do número de casos ativos de covid-19. Apenas os estudantes do 9º ano voltarão a ir, presencialmente, para as escolas.
 
Ainda de acordo com a SME, as crianças com idade de 6 meses até 4 anos, atendidas pelo Centro Municipal de Educação Infantil Vovó Luiza e pela Creche Mansão da Criança, terão um retorno gradativo ao regime presencial nas unidades de ensino onde estão matriculadas.
 
A decisão de adiar o retorno das aulas presenciais nas escolas e demais unidades municipais de ensino de Piranhas, até o 5º ano, foi oficializada com o Decreto Municipal 014/2022, publicado no último dia 7 de janeiro e que, entre outras justificativas, cita a não vacinação das crianças de até 11 anos.
 
“Determina que, até que seja realizada a primeira dose da vacinação do público de 5 a 11 anos (conforme previsão do Ministério da Saúde ocorrerá nos próximos dias), as aulas ocorram de forma on-line. Assim, só após a primeira dose é que poderá ocorrer o retorno das aulas presenciais”, diz o parágrafo 1º do artigo 3º do Decreto Municipal.
 
Quanto às aulas na Escola Maria Esméria – única unidade de ensino privado de Piranhas –, ficou determinado que, no caso do Ensino Fundamental 1 (até o 5º ano), devem ser seguidas as mesmas determinações impostas às escolas municipais. Já para os alunos do 6º ao 9º ano, o retorno das aulas 100% presenciais pode ocorrer por se tratar de um público possivelmente já vacinado com, pelo menos, uma dose de vacina contra a covid-19.
 
Nossa reportagem conversou com a secretária municipal de Educação de Piranhas, Solange Duarte, e questionou sobre uma possível obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação para que crianças frequentes as unidades de ensino municipais. Em resposta, a gestora disse que ainda não há uma decisão tomada. “Eu ainda não tenho uma reposta para isso. Mas, o que for permitido em lei, será feito para resguardar a saúde, tanto das crianças quanto dos colaboradores das unidades de ensino”, explicou.
 
Vacinação de crianças em Piranhas
 
O município de Piranhas começou a vacinar crianças a partir de 5 anos na manhã desta terça-feira (18/01), iniciando pelas com 11 anos. A imunização está sendo realizada na unidade 4 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF 4) e, neste primeiro momento, ocorreu com 50 doses da vacina pediátrica da Pfizer que foram todas utilizadas.
 
No último dia 5 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças de 5 à 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) sem a determinação de obrigatoriedade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Piranhas tem 816 crianças desta faixa etária cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas a previsão é que este número seja maior pois ainda há áreas habitadas que não tiveram dados coletados.

Rede estadual
 
As escolas estaduais de Goiás começarão o ano letivo de 2022 também nesta quarta-feira (19/01), porém com aulas 100% presenciais, conforme determinação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As equipes escolares e estudantes deverão continuar cumprindo os protocolos de biossegurança e as normas definidas pelos órgãos de saúde em relação à covid-19. Dentre as normas, o uso de máscara durante o período de permanência na escola segue obrigatório.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp