25/01/2022 às 16h01min - Atualizada em 25/01/2022 às 16h01min

Covid-19: 83% da população de Piranhas com 12 anos ou mais já completou a vacinação

Ao todo, mais de 8 mil pessoas estão imunizadas com duas doses ou dose única da Janssen

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
O município de Piranhas atingiu a marca de 8.039 pessoas com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo com duas doses ou dose única. Esse número corresponde a 83,64% da população com 12 anos ou mais, conforme dados consolidados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e disponibilizados nesta terça-feira (25/01) no portal da pasta na internet.
 
Em relação à dose de reforço – para quem já completou o ciclo vacinal há quatro meses –, o número de pessoas contempladas atualmente em Piranhas é de 2.902, o que corresponde a pouco mais de 36% dos elegíveis.
 
94,33% dos moradores do território piranhense receberam apenas a primeira dose de um dos imunizantes contra a covid-19, totalizando 9.066 pessoas.
 
Vacinação de crianças
 
Piranhas iniciou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos – começando pelas de 11 – no último dia 18 de janeiro, seguindo determinações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, que incluiu, no início deste ano, a imunização deste público alvo. Segundo a SMS, o município tem 816 crianças desta faixa etária cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas a previsão é que este número seja maior, pois ainda há áreas habitadas que não tiveram dados coletados.
 
Até o momento, o município recebeu 100 doses da vacina pediátrica da Pfizer, sendo que metade desta quantidade já foi aplicada e o restante está sendo disponibilizado hoje, na unidade 4 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF 4), tendo como alvo as crianças de 10 e 11 anos.
 
Também nesta terça-feira, Piranhas começou a usar a CoronaVac para vacinar o público infantil. A decisão veio após a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ocorrida no último dia 20 de janeiro, quando passou a ser autorizada a aplicação em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos - exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade).
 
Não houve um envio de doses da CoronaVac especificamente para a vacinação do público pediátrico. Porém, a Saúde de Piranhas recebeu autorização da SES-GO para usar 40 doses – que estavam em seu estoque – no público infantil, já reservando a metade da quantidade para as segundas doses.  
 
Casos de covid-19
 
Desde o início da pandemia, foram notificados um total de 2.220 casos de covid-19 em Piranhas, resultando em 83 óbitos, segundo o balanço mais recente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp