31/01/2022 às 16h04min - Atualizada em 31/01/2022 às 16h04min

Em Piranhas, crianças de 7 à 11 anos poderão ser vacinadas contra a covid-19 nesta terça-feira (1°)

Atendimento começa a partir das 8h da manhã no ESF 4. Pais ou responsáveis legais precisam estar presentes para autorizar a vacinação

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
O município de Piranhas recebeu uma nova remessa com 80 doses de vacinas pediátricas da Pfizer e, com isso, dará continuidade à vacinação de crianças contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público alvo será o da faixa etária dos 7 aos 11 anos e a aplicação do imunizante acontecerá nesta terça-feira (1º/02), a partir das 8h, na unidade 4 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF 4).
 
Todos os menores de idade que forem ser vacinados contra a covid-19 precisam estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. Além disso, é necessária a apresentação de documentos de identificação de ambos (certidão de nascimento, RG e/ou CPF) e, no caso das crianças, os cartões do SUS e de vacinação.
 
O novo lote de vacinas se soma a uma sobra de 10 doses pediátricas – totalizando 90 – que não tiveram procura na última semana devido à baixa adesão à vacinação infantil contra a covid-19 no território piranhense.
 
Recomendações
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a imunização de crianças ocorra em sala separada da de adultos e que a vacina não seja administrada no mesmo período de outras do calendário. Por precaução, é recomendado intervalo de 15 dias.
 
A Anvisa também recomenda que seja evitada a vacinação de crianças no esquema drive-thru (dentro do carro); que elas fiquem em observação no local por 20 minutos após receber a dose; e que os profissionais de saúde informem os pais sobre possíveis efeitos adversos do imunizante, como dor, inchaço no local da aplicação e febre.
 
Piranhas iniciou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos – iniciando pelas de 11 – no último dia 18 de janeiro. Até então, o município já recebeu 180 doses da vacina pediátrica da Pfizer e ainda recebeu autorização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para usar 40 doses da CoronaVac que estavam no estoque da SMS no público a partir de 6 anos, já reservando a metade da quantidade para as segundas doses.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp