25/02/2022 às 15h55min - Atualizada em 25/02/2022 às 15h55min

Prefeitura de Piranhas acompanha Governo do Estado e decreta ponto facultativo no Carnaval

Atendimento nas repartições públicas municipais serão retomados a partir de 12h de quarta-feira (2). Serviços essenciais devem funcionar normalmente

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Imagem aérea do município de Piranhas (Foto: Reprodução/site da Prefeitura de Piranhas)
As repartições públicas municipais de Piranhas não terão expediente nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira) devido ao tradicional período de Carnaval. Além disso, não haverá atendimento durante a manhã de quarta-feira (2/03), com retorno marcado para às 12h. A decisão da Prefeitura Municipal, que acompanha a decisão do Governo de Goiás, consta do Decreto 001/2022, de 4 de janeiro deste ano.
 
A determinação vale, inclusive, para todas as unidades de ensino vinculadas à Secretaria Municipal de Educação. Com isso, os estudantes só retornam para as salas de aula na quinta-feira (3/03).
 
Os serviços essenciais, incluindo os atendimentos da Vigilância Sanitária Municipal, do Hospital Municipal Cristo Redentores e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), funcionarão normalmente. A limpeza pública e a coleta de lixo também continuarão sendo realizadas.
 
Festividades de Carnaval
 
Como medida de combate à disseminação do novo coronavírus, no último dia 12 de janeiro, a Prefeitura de Piranhas, por meio do Decreto Municipal 020/2022, proibiu a realização de qualquer tipo de evento público ou privado, nas zonas urbana e rural. Isso também engloba qualquer tipo de festividade relacionada ao Carnaval, sem exceções para aquelas agendadas para ruas ou locais privados.
 
Órgãos estaduais
 
O Carnaval alterará também os horários de prestação de serviços nas repartições públicas vinculadas ao Governo de Goiás. De acordo com a lei ordinária nº 20.756, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado, não haverá expediente na terça-feira de Carnaval. Nos dias 28 de fevereiro de 2022, segunda-feira de Carnaval, e 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, até as 14 horas, está instituído ponto facultativo.
 
As condições de funcionamento estão previstas no decreto nº 10.043, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 9 de fevereiro. Com isso, na maioria dos órgãos, não haverá expediente. Não sofrem mudanças, entretanto, as atividades essenciais, como as que englobam serviços de continuidade indispensável, entre unidades de saúde, policiamento civil e militar, bombeiro militar, arrecadação e fiscalização.
 
As agências do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor de Goiás (Procon-GO) permanecerão fechadas em Goiânia. Na quarta-feira (2/03), o atendimento será retomado normalmente após as 14h. Os colégios e demais unidades educacionais da rede estadual estarão fechados durante o feriado, com recesso nos dias 28 de fevereiro e 2 de março. As aulas retornam na quinta-feira, 3 de março, dia letivo, conforme previsto no calendário escolar 2022.
 
Vapt Vupt
 
As unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior, funcionarão em horário especial durante o feriado prolongado de Carnaval. Em Goiânia e em Aparecida de Goiânia, únicos municípios onde as agências atendem aos finais de semana, as atividades seguem normalmente no sábado (26/2).
 
Na segunda-feira (28/2), ponto facultativo, e na terça-feira (1º/3), feriado de Carnaval, todas as unidades do Vapt Vupt estarão fechadas. Os atendimentos serão retomados, em horário normal, na quarta-feira (2/3) em todo o Estado.
 
Os serviços permanecem sendo realizados por meio de agendamento prévio, que podem ser feitos acessando os portais: www.vaptvupt.go.gov.br ou expresso.go.gov.br. No endereço eletrônico, é possível também consultar o horário de funcionamento de cada uma das unidades.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp