11/03/2022 às 10h54min - Atualizada em 11/03/2022 às 10h54min

Prefeitura de Piranhas retira obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos

Decisão acompanha nota de recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e leva em consideração a cobertura vacinal no município

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
(Foto: Reprodução)
A Prefeitura de Piranhas decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. A determinação acompanha a Nota de Recomendação 3/2022 publicada pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) onde é dado o aval para a flexibilização. A nova regra vale a partir desta sexta-feira (11/03) e consta do Decreto Municipal 049/2022.
 
De acordo com a recomendação da SES-GO, os municípios que tenham a cobertura vacinal de primeiras doses maior ou igual a 75% na população de 5 anos e mais já podem retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. Para a análise desse percentual, são considerados os dados consolidados pela pasta que mostram que, até o momento da publicação desta reportagem, Piranhas já havia vacinado 92,53% da sua população elegível com, pelo menos, uma dose dos imunizantes contra a covid-19.
 
O documento, que traz esta nova medida no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Piranhas, esclarece que as pessoas que desejarem podem continuar usando máscara em todos os locais. É recomendado ainda o uso do equipamento de proteção para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, não vacinadas e com síndrome gripal, mesmo em ambientes abertos e sem aglomeração.
 
A Prefeitura ressalta que continua obrigatório o uso de máscara em áreas abertas onde haja aglomeração, bem como em locais fechados, sejam eles públicos ou privados, como escolas, comércios em geral, indústrias, igrejas, dentre outros.

Leia também:
Prefeitura de Piranhas libera shows e acaba com restrições de horário em bares, restaurantes e demais atividades


Casos ativos de covid-19
 
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na terça-feira (8/03), Piranhas tem 34 casos ativos de covid-19 – que é quando o paciente ainda não se recuperou da doença e é um potencial transmissor do novo coronavírus. A pasta informou ainda que todos os pacientes estão isolados em suas respectivas residências se recuperando sem necessidade de hospitalizações.
 
Vacinação
 
Até o momento, a imunização contra o novo coronavírus já alcançado 9.624 piranhenses com, pelo menos, uma dose de uma das vacinas disponíveis, o que representa 92,53% da população vacinável que inclui aqueles a partir de 5 anos, conforme dados consolidados e publicados pela SES-GO. 8.631 já completaram o ciclo vacinal com duas doses ou dose única de vacina, o que significa 82,98% do público. Além disso, 3.679 pessoas já receberam doses de reforço. No total, já foram aplicadas 22.079 doses.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp