Mães de outros municípios do Estado já receberam os cartões que podem usados na compra de mantimentos e remédios em estabelecimentos cadastrados (Foto: GPS)
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), entregará 235 cartões do Programa Mães de Goiás para beneficiários do município de Piranhas. A ação acontecerá durante evento marcado para o próximo dia 21 de março, às 14h, no Centro de Comercialização da Agricultura Famliar (Feira Coberta), Localizado no Setor Sudoeste.
O Mães de Goiás contempla mães com filhos de até seis anos de idade e em situação de vulnerabilidade social com R$ 250 por mês. O benefício é pago por transferência de renda direta e utiliza o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) como base de dados para definir quem serão os beneficiados em cada município.
Em Piranhas, o programa tem o apoio operacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) que, através do Centro de Referência de Assistencia Social (Cras), está responsável por contatar os 235 beneficiários locais.
Com período de vigência de 12 meses prorrogáveis por mais 24, o Mães de Goiás visa a garantir segurança alimentar, fomentar renda, oferecer qualidade de vida e assegurar a permanência das crianças nas escolas, além de movimentar a economia dos municípios goianos.
Para permanecer no programa, o beneficiário precisa cumprir alguns compromissos assumidos no ato de adesão. Para isso, as mães devem atualizar as informações no CadÚnico e manter a carteira de vacinação dos filhos em dia, de forma a atender os critérios do Ministério da Saúde. No caso de gestantes, é necessário realizar todo o acompanhamento médico relativo ao pré-natal e também aos primeiros seis meses de vida da criança.