12/05/2022 às 22h13min - Atualizada em 12/05/2022 às 22h13min

Crianças visitam a Câmara de Vereadores de Piranhas e participam de “sessão mirim”

Alunos do 4º ano Escola Municipal Militarizada Gercina Teixeira ainda conheceram as dependências da sede do Poder Legislativo e receberam informações sobre as funções do vereador

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Vereadores e servidores da Câmara de Piranhas recepcionaram alunos (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense)
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, além da busca do entendimento do papel do vereador e de sua importância para a comunidade. Esses foram alguns dos objetivos de uma visita da turma do 4º ano da Escola Municipal Militarizada Gercina Teixeira (EMMGT) à Câmara Municipal de Vereadores de Piranhas, na manhã desta quinta-feira (12/05).
 
Acompanhados da professora Vanderleia Leite De Sousa, 18 alunos foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Claudimir Apolinário, o Coró do Rancho (UB), bem como pelos parlamentares Nilzo Ferreira Lopes, o Sula (Republicanos), Adriely Ribeiro (UB), Suelter Ferreira (Solidariedade) e Nilson Gomes, o Nilsin do Ônibus (MDB).
 
Em suas falas, todos os vereadores fizeram questão de destacar a importância das crianças se interessarem pela política para que possam compreender como ela funciona e, no futuro, caso queiram, se candidatem ao serviço público com intuito de poder contribuir para o bem estar das suas comunidades.



Outra que participou da ação foi a controladora da Câmara de Piranhas, Mirian Silvéria de Brito Vasconcelos, servidora que tem mais de duas décadas de atuação no Legislativo piranhense. Entre outros assuntos, ela resumiu os procedimentos regimentais relacionados à realização das sessões parlamentares e, com apoio da professora das crianças, promoveu a simulação de uma sessão ordinária onde 9 estudantes assumiram as cadeiras dos vereadores e aprenderam as dinâmicas aplicadas nas deliberações no plenário da Casa de Leis – ato que recebeu o nome de "sessão mirim".
 
Finalizando a visita, as alunos conheceram todas as dependências da Câmara – incluindo a sala da presidência e os gabinetes dos demais parlamentares – e ainda participaram de um café da manhã.
 
De acordo com a professora Vanderleia, a ida até a sede do Poder Legislativo de Piranhas é a continuidade do desenvolvimento de um conteúdo que já vinha sendo aplicado em sala de aula e que trata sobre os três poderes constitucionais [Judiciário, Legislativo e Executivo]. “Não se tem vida sem política. Então, desde cedo, a gente precisa entender”, enfatizou. A educadora ainda agradeceu a recepção proporcionada pelos vereadores presentes.
 
Entusiasta da inclusão da educação política na grade de ensino extracurricular da rede municipal, Claudimir Apolinário disse que o comparecimento dos pequenos estudantes da EMMGT à Câmara significa, para ele, “o germinar de uma semente plantada no início do seu mandato”, momento em que começou a estudar uma forma de levar o trabalho do Legislativo para as escolas piranhenses. “A minha expectativa é que, a partir de agora, mais escolas venham para conhecer o dia a dia da nossa Casa de Leis”, afirmou.

Veja mais fotos

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp