23/05/2022 às 18h46min - Atualizada em 23/05/2022 às 18h46min

Índice de transparência do Legislativo piranhense sobe 95,86%, aponta TCM-GO

Câmara de Vereadores do município de Piranhas teve índice zero em levantamento anterior realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e ocupava a antepenúltima posição no ranking do órgão

Tribuna Piranhense - em Piranhas
Jotta Oliveira
Site da Câmara de Vereadores de Piranhas recebeu nota elevada do TCM-GO (Foto: Reprodução)


O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) publicou o resultado da verificação do cumprimento das leis de transparência pelos poderes Executivos e Legislativos municipais e, de acordo com os dados do primeiro semestre de 2022, publicados no final de abril, a Câmara de Vereadores de Piranhas alcançou o índice de 95,86% e subiu 226 posições no ranking do órgão.
 
Nos últimos anos, o portal da transparência do Poder Legislativo piranhense não vinha preenchendo nenhum dos quesitos essenciais para a promoção da transparência dos seus atos junto ao cidadão. No levantamento anterior do TCM-GO, realizado em 2020, a Casa de Leis ocupava a 244ª posição entre os 246 municípios goianos, com índice zerado. Já este ano, alcançou a posição 18.
 
A busca por mais publicidade das ações da Câmara Municipal de Vereadores de Piranhas começou em 2021, no primeiro ano desta legislatura, quando o ex-presidente da Casa, Fernando Lizardo (Progressistas), determinou que as sessões fossem transmitidas ao vivo no Youtube. Para isso, o plenário teve toda a sua estrutura de som substituída e um moderno sistema de filmagem e transmissão online foi instalado.
 
Dando continuidade à busca por mais transparência, o atual presidente do Legislativo piranhense, Claudimir Apolinário, o Coró do Rancho (UB), colocou como uma de suas prioridades a elaboração de um novo portal da internet e, ainda em janeiro, iniciou a busca pela empresa que tocaria o projeto.

Hoje, a Câmara do município de Piranhas conta com um portal da transparência onde é possível ter acesso aos dados relacionados à sua gestão financeira e atos administrativos. O internauta pode verificar, por exemplo, a divulgação de receitas, despesas, folha de pagamento, relatórios contábeis, decretos, leis, licitações, bem como as atividades legislativas como sessões, atas, projetos e a presença dos vereadores.
 
Para Claudimir Apolinário, dar transparência ao que se faz no âmbito da administração público não é algo que se deve fazer pensando em aplausos e sim uma obrigação que precisa ser cumprida pelos gestores. “Todo o meu trabalho como parlamentar vem sendo pautado pela honestidade e transparência e, como presidente, tenho tomado medidas sempre no sentido de deixar a população informada do que meus colegas e eu estamos fazendo para tentar melhorar, cada vez mais, a nossa cidade”, ressaltou.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp