07/11/2014 às 00h00min - Atualizada em 07/11/2014 às 00h00min

Vereador Fernando Lizardo cobra providências para o restabelecimento do sinal da TV Anhaguera em Piranhas

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense

O vereador Fernando Lizardo (PR) (foto), protocolou um oficio, na ultima quarta-feira (05/11), solicitando a reativação do sistema responsável pela retransmissão do sinal da TV Anhaguera no município de Piranhas, que já está desativado desde o inicio do ano.

No oficio 010/2014, enviado ao prefeito André Ariza (PP), Fernando Lizardo explica que a programação da emissora das Organizações Jaime Câmara é assistida por grande parte dos piranhenses e que muitos deles não tem condições de adquirir uma antena parabólica ou assinar um plano de TV por assinatura. “É através da programação da TV Anhaguera que grande parte da população piranhense fica sabendo do que está acontecendo no estado de Goiás. Além disso, a população de baixa renda só tem um aparelho de televisão em casa para se entreter. Com a falta dos canais que podem ser captados por simples antenas internas, uma boa parcela da população fica sem assistir um jornal, ver sua novela ou, até mesmo, assistir um jogo de futebol do seu time”, explica.

O vereador disse em entrevista que espera que sua solicitação seja analisada com o máximo de urgência possível pelo prefeito, já que, segundo ele, a torre de TV do município já está desativada há vários meses.

O que diz a Prefeitura de Piranhas

Procurada pelo Tribuna Piranhense, a secretária de administração Kelly Cynara Castro Bites disse que a Prefeitura Municipal já providenciou os novos equipamentos para o reestabelecimento do sinal de TV no município. “Sobre a compra dos novos equipamentos, já providenciamos, porém, no caso da manutenção do sistema, será necessário realizar uma licitação para a contratação dos serviços. Os estudos estão sendo feitos e assim que a licitação for concluída, a população poderá usufluir do sinal da TV Anhaguera com uma qualidade bem superior a de antes”, explica a secretária.

Qual a diferença de uma antena para outra

Antena interna: Pegam os sinais de TVs  locais e precisam estar perto dos transmissores. Esse tipo de antena é menor e não ocupa muito espaço na sua casa. Elas possuem vantagens, como maior facilidade de instalação e, como são mais compactas, podem ser instaladas em qualquer ambiente. Capturam sinais UHF, VHF e FM. Contudo, elas são mais vulneráveis a interferências, o que explica a baixa qualidade de sinal em determinados dias. No caso da solicitação do vereador Fernando Lizardo, estas são as antenas que irão captar o sinal da TV Anhaguera.  

Antena externa: Essa antena, como o próprio nome diz, é instalada na parte externa da sua casa. Por isso, ela exige um pouco mais de trabalho no momento da instalação, já que é afixada e precisa de passagem de cabos. Sua maior vantagem é o fato de não sofrer muitas interferências, bem como ser ideal para quem mora longe das redes de transmissão, como bairros e áreas distantes. Além disso, seu sinal pode ser dividido para vários pontos da casa. Existem modelos que recebem sinais UHF, VHF, ou até digital e transmissão HDTV.

Antena digital: com os avanços da tecnologia, a transmissão de sinais digitais vem crescendo cada dia mais. Contudo, as antenas convencionais de TV utilizadas no tipo de transmissão analógico não conseguem capturar os sinais digitais. Neste caso há a necessidade, para receber e exibir esse tipo de conteúdo, das antenas digitais.

Elas são instaladas em determinada direção, apontadas ao satélite, sem obstáculos que impeçam a recepção de sinais.

Antena parabólica: A antena parabólica atua na transmissão e recepção de dados, de forma que, mesmo em lugares mais distantes, o sinal seja recebido em tempo real. E isso ocorre via satélite. Além disso, juntamente com a antena, atua um aparelho receptor que realiza a codificação de sinais e controla as faixas de frequência  que serão utilizadas.

Normalmente, as imagens captadas e retransmitidas via esse tipo de antena possuem melhor qualidade do que aquelas enviadas via antenas comuns. 

É importante que, na hora de escolher a sua antena, você fique atento às necessidades do dia a dia da sua casa, bem como ao tipo de sinal que ela receberá.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp