24/11/2014 às 09h42min - Atualizada em 24/11/2014 às 09h42min

Solicitação de vaga nas escolas estaduais de Goiás começa nesta terça-feira

Jotta Oliveira - Piranhas

Começa na próxima terça-feira, dia 25, o período para a solicitação de vagas para novos alunos nas escolas estaduais. A Secretaria da Educação (Seduc), informa que os estudantes de outras redes de ensino, vindos de outros estados, que não conseguiram renovar a matrícula no tempo devido ou que estejam iniciando a vida escolar, podem fazer a solicitação. Há duas formas de solicitar a vaga: pela Central de Atendimento, que atende pelo telefone 0800 645 6556 ou pelo site www.matricula.go.gov.br.

As escolas estaduais de tempo integral do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio, com exceção do Colégio Estadual Cora Coralina, em Aparecida de Goiânia, também vão receber novos alunos pelo sistema de matrícula informatizado. Ficam de fora desse processo, apenas, as escolas conveniadas, as militares e as de atendimento especializado. O prazo para as solicitações de vagas vai até o dia 12 de dezembro. De 2 a 14 de janeiro de 2015 as solicitações deverão ser confirmadas e efetivadas em toda a rede.

Como solicitar

Antes de acessar o site da matrícula ou ligar para o 0800, o interessado deve definir pelo menos três opções de escolas de preferência e ter em mãos os documentos. É necessário fornecer o nome completo do aluno, da mãe e do responsável, CPF do responsável, data de nascimento do aluno, curso, ano e turno desejados e as três opções de escolas, além do telefone e de e-mail para contato. O sistema informatizado não leva em conta a data em que foi feita a solicitação, mas a sequência de escolas informada no ato do pedido e a disponibilidade de vagas em cada unidade. Embora não seja garantida ao aluno a vaga na primeira opção, o histórico da matrícula informatizada na rede estadual mostra que de 94% a 97% dos alunos, são alocados na primeira opção apresentada, conforme, ainda, outros fatores, como a proximidade da residência ou presença de irmãos na escola.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, o Núcleo de Tecnologia da Seduc fará a alocação dos estudantes em toda a rede estadual, devendo liberar a lista para as escolas no dia 30 de dezembro. A partir do dia 2 de janeiro, os alunos que pediram vagas devem acessar novamente o sistema informatizado de matrícula para saber em qual escola foi alocado. Depois disso, até o dia 14 de janeiro, deverá procurar a escola para efetivar a matrícula, ou seja, comprovar com documentos, inclusive o de residência, os dados fornecidos no ato da solicitação de vaga.

Para efetivar a matrícula dos alunos que vão ingressar na escola pela primeira vez, os pais devem observar que a idade mínima é de 6 anos completos no primeiro dia letivo de 2015, que será 20 de janeiro. Os pais de alunos que não completarem 6 anos até essa data, mas que concluíram a pré-escola, deverão aguardar o encerramento do período de matrícula informatizada e procurar a escola de interesse para exigir o ingresso do aluno na rede.

A idade mínima para ingressar na Educação de Jovens e Adultos/Ensino Fundamental é de 15 anos completos, e para a EJA/Ensino Médio é de 18 anos completos. Para solicitar matrícula no turno noturno, o estudante deve ter  idade mínima de 14 anos e comprovar vínculo empregatício. O aluno do ensino regular que quiser ingressar na EJA deve comprovar um mínimo de um ano fora da escola.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp