18/12/2014 às 15h06min - Atualizada em 18/12/2014 às 15h06min

Novo Fórum da comarca de Piranhas é inaugurado

Lílian de França - Centro de Comunicação Social do TJGO
Tribuna Piranhense
Investimento com a edificação ultrapassa os R$2 milhões (Fotos: Wagner Soares)

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, acompanhado do defensor público do Estado, Cleomar Rizzo Esselim Filho - representando o governador Marconi Perillo - entregou o novo fórum da comarca de Piranhas nesta quinta-feira (18/12). Edificado em um terreno de 6 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura de Piranhas, o prédio ocupa uma área de 995 metros quadrados de área construída, padrão vara simples. A obra, a cargo da Construtora Souza Miranda Construções Ltda, foi edificada em 307 dias, tendo sido gastos pelo Poder Judiciário estadual R$ 2.778.891,28.

Em seu discurso, o desembargador presidente disse que esta obra representa um marco para o município de Piranhas. Ele revelou que se sente feliz pela concretização da obra no tempo previsto e que o fórum irá atender o jurisdicionado, a partir de agora, com instalações amplas e modernas. O presidente do TJGO lembrou, ainda, em seu discurso, de alguns fatos pitorescos da época em que foi juiz em Caiapônia, sua primeira comarca, município vizinho de Piranhas. Ele fez também um balanço positivo de sua gestão, lembrando que priorizou também a valorização do servidor e magistrado e destacou a importância do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás no âmbito nacional.

Para o diretor do Foro da comarca, juiz Wander Soares Fonseca, a construção do fórum de Piranhas tem um impacto direto com sua pessoa. “Desde estudante eu atravessava os corredores do TJGO e contemplava o mural de fotos de suas obras executadas e quando soube que poderia participar da inauguração de um prédio como os que eu via há mais de 10 anos, me senti muito agradecido. Acompanhei a execução desta obra em Piranhas desde a terraplanagem, com fotos e evolução da obra tal qual daquelas que me recordava expostas no hall do Tribunal”.

O juiz observou, ainda, em seu discurso, que as instalações da antiga sede do Judiciário de Piranhas já não atendiam mais as necessidades da comarca e que a nova estrutura é tão significativa que jamais outra obra pública ganhou tamanho destaque em relevância para o município. “Os servidores estão estimulados com a nova estrutura proporcionada pelo TJGO, através do mobiliário novo, a disposição do ambiente e com a expectativa de maior celeridade na prestação jurisdicional", pontuou. Segundo ele, os moradores também mostraram interesse pela obra diante das abordagens que lhes foram feitas, indagando sobre sua execução, bem como comparecendo ao novo fórum para conhecer as instalações.

Ao final, o diretor do Foro ressaltou o fato de o novo prédio ter sido entregue dentro do cronograma estabelecido pelo Setor de Obras do TJGO e homenageou todos aqueles que participaram direta e indiretamente da execução da obra.

Ao se manifestar, o defensor público Cleomar Rizzo Esselim Filho, observou que as instalações do novo fórum são agora “coerentes e compatíveis com a dimensão dos procedimentos desta comarca, que atende milhares de goianos residentes nesta região”. Para ele, a Justiça tem ser de pronta e ágil e “essas instalações vão contribuir muito para que assim seja em Piranhas”.

Também, o prefeito de Piranhas, André Ariza Neves (PP), e o promotor de Justiça Ramiro Carpenedo Martins Netto, comemoraram a entrega do novo fórum, afirmando ser uma “obra moderna”, assim como o delegado a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Iporá, Cleiton Alves, representando o presidente da OAB - Seção Goiás, Henrique Tibúrcio.

Retorno aos serviços forenses

A partir desta sexta-feira (19/12), os serviços forenses da comarca - suspensos na segunda-feira (15/12) para a transferência do acervo para o novo prédio - voltarão a funcionar normalmente, informou o juiz Wander Soares Fonseca. Neste período, apenas foram recebidos os feitos considerados urgentes.

A comarca de Piranhas foi criada pela Lei nº 3.907 , de 11 de novembro de 1961, e instalada no dia 26 de outubro de 1968, cuja solenidade contou com a presença do presidente do TJGO na época, desembargador Everardo de Souza. Em 29 de fevereiro de 1970, Nivaldo Luciano de Oliveira assumiu a comarca como o primeiro juiz de direito de Piranhas, enquanto Elias Jesus, o de promotor de justiça. O primeiro serventuário nomeado em Piranhas foi o oficial de justiça Joaquim Portilho de Gouveia.

A emancipação política do município se deu em 14 de outubro de 1953. Já passaram pela comarca os juízes Nivaldo Luciano de Oliveira, João Rodrigues da Silva, Antônio Farias, Heder Carlos Oliveira, Luciana Ferreira dos Santos Abrão e Marcus da Costa Ferreira (juiz substituto em segundo), além dos atuais desembargadores Walter Carlos Lemos, Carmecy Rosa Maria Alves Oliveira e Orlof Neves Rocha, que também participou da solenidade de inauguração do novo fórum.

Também marcaram presença na solenidade, pelo Município de Piranhas, o presidente da Câmara de Vereadores, João Leones Martins (PTB); o comandante da Polícia, 1º Sargento Maxuel Simões Oliveira, o ex-prefeito Samuel dos Santos Rodrigues, o advogado e presidente da Assossiação de Ecologia e Meio Ambiente de Piranhas, Nelson Nunes dos Santos, e os delegados de Polícia e da OAB, Bruno Henrique Soares Mateus e Urbano Pereira da Costa. Pelo TJGO, diretores Wilson Gamboge (Geral), Bruno Rocha (Centro de Comunicação Social) e Leonardo Carvalho (Secretaria de Gestão Estratégica). Presentes ainda, o prefeito e vice- prefeito de Arenópolis (distrito judiciário de Piranhas), Osvaldo Pinheiro Dantas e Antônio Carlos Vilela, além do presidente do Legislativo local, vereador Ovarci Vilela Faria. Serventuário e moradores da região também prestigiaram o evento.

Homenagem

À oportunidade, Ney Teles de Paula foi homenageado com o título de Cidadão Piranhense, outorgado pela Câmara de Vereadores de Piranhas, pelos relevantes “serviços prestados ao Município”. Também o diretor do Foro da comarca foi agraciado com igual homenagem. Os títulos foram entregues aos homenageados pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Leones Martins.

O novo fórum de Piranhas está localizado na Avenida Lázaro Teodoro, nº 849, Setor Palmares.

Veja mais imagens da solenidade abaixo (Fotos: Wagner Soares)


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp