02/01/2015 às 08h43min - Atualizada em 02/01/2015 às 08h43min

Matrícula de novatos na rede estadual precisa ser efetivada até dia 14

Jotta Oliveira - Piranhas

Os novos alunos que solicitaram vagas nas escolas da rede pública estadual entre 25 de novembro e 12 de dezembro deverão confirmar o pedido e efetivar a matrícula entre os dias 2 e 14 de janeiro. A confirmação se dará através do portal www.matricula.go.gov.br ou pelo 0800 645 6556, quando o candidato saberá em qual escola foi alocado. O passo seguinte é juntar os documentos pessoais, comprovante de endereço e declaração ou histórico escolar e procurar a secretaria geral da escola para efetivar a matrícula.

Quem perdeu o prazo regular terá que esperar a efetivação dos que já fizeram o pedido para então verificar na escola de seu interesse se ainda há vagas. Nesse caso, a matrícula será feita na própria secretaria da escola pelos interessados, mediante apresentação dos documentos pessoais, declaração ou histórico e o comprovante de endereço. As aulas começam no dia 20 de janeiro para uma parte das escolas e no dia 21 nos municípios que têm feriado no dia 20, Dia de São Sebastião.

Balanço
Desde o encerramento do período de matrícula, o 0800 645 6556 só está funcionando para informar o cronograma. De 25 de novembro a 12 de dezembro, 55.103 novos alunos, ou seja, os oriundos de redes municipais, federais ou particulares, de outros estados, que não renovaram a matrícula na rede estadual ou que estão iniciando a vida escolar, solicitaram vagas na rede estadual. Desse total, 19.467 fizeram o pedido pelo 0800; 35.641, pela internet; 1.574, diretamente nas escolas; e outros 6.864 foram transferidos automaticamente pelas escolas para unidades na própria rede estadual.

As escolas estaduais de tempo integral do Ensino Fundamental e as do Ensino Médio, com exceção do Colégio Estadual Cora Coralina, em Aparecida de Goiânia, também receberam alunos novos pelo sistema de matrícula informatizado. Ficaram de fora desse processo, apenas, as escolas conveniadas, as militares e as de atendimento especializado.

Efetivação
Para efetivar a matrícula de alunos que vão ingressar na escola pela primeira vez, os pais devem observar que a idade mínima é de 6 anos completos no primeiro dia letivo de 2015, que será 20 de janeiro. Os pais de alunos que não completarem 6 anos até essa data, mas que concluíram a pré-escola, deverão aguardar o encerramento do período de matrícula informatizada e procurar a unidade educacional de interesse para pedir o ingresso do aluno na rede.

Na hora de procurar a escola, alunos e responsáveis devem levar documentos que comprovem: nome completo do aluno e da mãe, nome completo do responsável, CPF do responsável, data de nascimento do aluno e o endereço, além da declaração ou histórico escolar.

A idade mínima para ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental é de 15 anos de idade completos. Para a EJA de Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos. Para fazer a matrícula no turno noturno, o estudante deverá ter a idade mínima de 14 anos e comprovante de vínculo empregatício, conforme determina a Portaria nº 2145, de 2014, da Secretaria da Educação.​

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp