05/01/2015 às 15h12min - Atualizada em 05/01/2015 às 15h12min

Novos alunos da rede estadual devem efetivar matrícula

Jotta Oliveira - Piranhas

Os novos alunos que solicitaram vagas nas escolas da rede pública estadual no período de 25 de novembro a 12 de dezembro deverão confirmar o pedido e efetivar a matrícula até o dia 14 de janeiro. O prazo se iniciou no último dia 2. A confirmação se dará através do portal www.matricula.go.gov.br ou pelo 0800 645 6556, quando o candidato saberá em qual escola foi alocado. O passo seguinte é juntar os documentos pessoais, comprovante de endereço e declaração ou histórico escolar e procurar a secretaria geral da escola para efetivar a matrícula.

Quem perdeu o prazo regular de solicitação de vagas terá que esperar a efetivação dos que já fizeram o pedido para então verificar na escola de seu interesse se ainda há vagas remanescentes. Nesse caso, a matrícula será feita na própria secretaria geral da escola pelos interessados, mediante apresentação dos documentos pessoais, declaração ou histórico e o comprovante de endereço.

As aulas começam no dia 20 para uma parte das escolas e no dia 21 para unidades em municípios que têm feriado no dia 20, Dia de São Sebastião.

Desde o encerramento do período de matrícula, o 0800 645 6556 só está funcionando para informar o cronograma. De 25 de novembro a 12 de dezembro, 55.103 novos alunos, ou seja, os oriundos de redes municipais, federais ou particulares, de outros estados, que não renovaram a matrícula na rede estadual ou que estão iniciando a vida escolar, solicitaram vagas na rede estadual. Desse total, 19.467 fizeram o pedido pelo 0800 35.641, pela internet; 1.574, diretamente nas escolas; e outros 6.864 foram transferidos automaticamente pelas escolas para unidades na própria rede estadual.

Para efetivar a matrícula de alunos que vão ingressar na escola pela primeira vez, os pais devem observar que a idade mínima é de 6 anos completos no primeiro dia letivo de 2015, que será 20 de janeiro. Os pais de alunos que não completarem 6 anos até essa data, mas que concluíram a pré-escola, deverão aguardar o encerramento do período de matrícula informatizada e procurar a unidade educacional de interesse para exigir o ingresso do aluno na rede.

Na hora de procurar a escola, alunos e responsáveis devem levar documentos que comprovem: nome completo do aluno e da mãe, nome completo do responsável, CPF do responsável, data de nascimento do aluno e o endereço. A declaração ou histórico escolar também terá que ser apresentado.

A idade mínima para ingressa na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental é de 15 anos de idade completos. Para a EJA de Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos. Para fazer a matrícula no turno noturno, o estudante deverá ter a idade mínima de 14 anos e comprovante de vínculo empregatício, conforme determina a Portaria nº 2145, de 2014, da Secretaria de Estado da Educação.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento Tribuna Piranhense
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp