A médica ginecologista com especialidade em terapia sexual, Maria Jamile, preparou um material que visa ajudar homens e mulheres a passarem pelo período de pré-menstruação feminina com menos traumas. Segundo a médica, seguir algumas orientações simples pode ajudar a fazer com que a famosa TPM seja menos desagradável para os casais e toda a família.
Irritabilidade, depressão, dor nas mamas, dor de cabeça, agressividade, choro fácil e mudança de humor. Esses são os principais sintomas da TPM. A sigla significa Tensão Pré-menstrual. Como o próprio nome já diz, esses sintomas se manifestam antes da menstruação. Existem mulheres que sentem essas desagradáveis sensações 15 dias antes e outras que só se alteram 1 ou 2 dias antes da menstruação.
A principal causa da mudança de humor está associada à produção de serotonina, que é uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem humorados. Quando ele cai ficamos mal humorados. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis de serotonina.
Esses distúrbios são comuns em mulheres. Mas a sobrecarga ocasionada por trabalhar fora de casa, cuidar dos filhos, do esposo e da família só tem intensificado os sintomas da TPM.
A TPM interfere também no comportamento sexual feminino. 70% das mulheres estão menos disposta para a relação sexual na 2ª fase do ciclo, isto é, nos 14 dias que antecedem a menstruação. Assim que menstruam elas voltam a sentir desejo. Para se fazer o diagnóstico, a mulher deve anotar num calendário os dias em que está triste, irritada, com dor de cabeça, chorando fácil e o dia em que menstruou.
Mulheres, fiquem atentas a dicas que podem diminuir os sintomas da TPM
- Evite cigarro, bebida alcoólica, café, coca cola e chocolate;
- Evite compromissos importantes neste período;
- Se pretende terminar o namoro, espere a TPM passar;
- Pratique exercícios físicos;
- Reduza o sal;
- Controle seus impulsos;
- Procure seu médico para orientá-la quanto ao uso de medicação especifica para diminuir os sintomas da TPM.
Homens, fiquem atentos a essas dicas valiosas de como conviver com a mulher nesse período das três letrinhas
- Tenha paciência, pois neste período as mulheres ficam propensas a brigar;
- Sejam tolerantes, evite conflitos e não revide;
- Evite assuntos polêmicos;
- É normal ela não querer sexo, por isso não insista;
- E não fique desesperado se nada disso funcionar.