13/02/2015 às 18h33min - Atualizada em 13/02/2015 às 18h33min

Piranhas recebe a "Carta Verde" e ações contra a dengue são aprovadas pela Secretaria de Estado da Saúde

Jotta Oliveira - Piranhas
Tribuna Piranhense
André Ariza, acompanhado do presidente da Câmara de Piranhas, vereador João Barros, recebeu a

O Secretário de Estado da Saúde de Goiás,  Leonardo Moura Vilela, enviou um documento atestando a eficácia das ações da Secretaria Municipal da Saúde de Piranhas em relação ao combate a dengue. A “Carta Verde” foi recebida pelo prefeito André Ariza (PP) na última quinta-feira (12/02).

No documento, Leonardo Moura lembra que a dengue representa hoje um dos maiores desafios para a saúde pública em Goiás. O secretário ressaltou que, conforme se observou nas últimas informações, mapas e gráficos, de acordo com a incidência acumulada das últimas quatro semanas, o município de Piranhas encontra-se numa situação de baixo risco para a epidemia de dengue. “Isso significa dizer que a incidência dos casos notificados está abaixo de 100 casos por cada 100 mil habitantes, por isso a carta de cor verde”, explica Leonardo Moura.

O prefeito André Ariza disse em entrevista ao Tribuna Piranhense que as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue tem sido intensificadas no período chuvoso. Mutirões de limpeza têm sido realizados desde o início do ano, visando eliminar o maior volume possível de lixo acumulador de água. “Com o apoio total da Brasil Contruservice, empresa responsável pela limpeza pública em Piranhas, e com a liderança da primeira dama Haulleany Simões, a Prefeitura está realizando mutirões em diversos bairros da cidade, para combater a dengue. A ideia é aproveitar os dias de estiagem para tornar a cidade mais limpa e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e Aedes albopictus, que, além da dengue, podem transmitir a chikungunya. E todo esse trabalho vem dando bons resultados. Prova disso é, agora, esse reconhecimento a nível estadual”, ressalta o prefeito.

A Secretaria de Estado da Saúde passou a classificar as ações contra a dengue dos municípios por cores. A cor verde recebida pela cidade de Piranhas significa que atos como as visitas em domicílios, feitas por Agentes de Combate a Endemias (ACE), como atenção aos possíveis casos, para realização de trabalhos de eliminação criadouros, são satisfatórios.

Confira as cores de classificação

  PARABÉNS - Manter as ações
  CUIDADO E ALERTA - É preciso fortalecer as ações
  ALERTA MÁXIMO - Trabalhar muito para reverter as ações
  ATENÇÃO - É preciso saber ao certo o que está acontecendo. Não há dengue ou não há informações?

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp