24/02/2015 às 10h54min - Atualizada em 24/02/2015 às 10h54min

Goiás já tem 20 mil casos de dengue

Jotta Oliveira - Piranhas
Com informações de O Popular

Goiás registrou, nas 6 primeiras semanas deste ano, 19.584 notificações de casos de dengue, um aumento de 36,70% em relação ao mesmo período de 2014. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 11 mortes estão sob investigação por suspeita da doença, mas até o momento nenhum caso fatal foi confirmado.

Com 7.831 casos suspeitos, Goiânia segue liderando o ranking da dengue em Goiás, seguida por Aparecida de Goiânia e Pirenópolis. Nove dos dez municípios como maior número de notificações seguem os mesmos da quinta semana epidemiológica, alternando apenas algumas posições entre o quarto e o nono lugares.

A novidade na lista é Goiatuba. Com população estimada em 33.902 habitantes, a cidade registrou 255 casos. Na semana anterior, a posição era ocupada por Itaguaru, que tem cerca de 6 mil habitantes e 194 pessoas com suspeita da doença.

Para a superintendente em Vigilância em Saúde da SES, Maria Cecília Brito, é normal que Goiânia e Aparecida de Goiânia ocupem o topo da lista, por serem cidades com maior número de habitantes. Questionada sobre a situação de municípios como Pirenópolis e Goiatuba, com população menor, ela prefere não “colocar carga negativa” sobre os dados registrados. “É importante não estigmatizar os municípios porque precisamos que as notificações sejam feitas. Só assim tomaremos as providências acertadas”, diz.

Maria Cecília explica que apenas com as notificações é possível aumentar as visitas dos agentes de endemia e fazer o bloqueio dos casos, com a utilização de bombas costais ou fumacê. “Não podemos correr o risco de subnotificações”, diz.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp