27/03/2015 às 07h32min - Atualizada em 27/03/2015 às 07h32min

Presidente da AGM participa de evento sobre recursos hídricos

Com informações da Assessoria de Comunicação da AGM
(Foto: Reprodução/AGM)

O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, participou da discussão sobre a proteção dos recursos hídricos em Goiás. O evento foi realizado nesta quinta-feira (26) no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Além de Cleudes Baré, também estavam presentes o governador Marconi Perillo, o secretário e Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Vilmar Rocha, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Durante o evento foram apresentadas medidas que visam a preservação das nascentes e a promoção da gestão dos recursos hídricos. Entre elas, o Plano Estadual dos Recursos Hídricos, com investimentos de R$ 2,75 milhões, que traça as perspectivas de abastecimento de todos os setores dos usuários de água.

“Temos o desafio de ‘plantar água’ em Goiás, por meio da recuperação de matas ciliares e da preservação de nascentes e mananciais. A sociedade como um todo e também as autoridades têm o dever de promover o uso racional da água. Achei o evento extremamente proveitoso, principalmente por chamar a atenção da população para uma questão tão importante”, afirmou Cleudes Baré.

De acordo com o presidente da AGM, a discussão acontece em um momento ímpar, já que, embora Goiás não esteja passando por uma crise hídrica, a situação é crítica em vários pontos do país. “O governador tem tomado decisões e fez vários investimentos importantes a fim de prevenir a escassez de água em nosso estado. Só tenho a parabenizar o governo estadual por todas essas ações, até porque Goiás é o berço das águas do nosso país e aqui o cuidado deve ser redobrado”, opinou.

O governador Marconi Perillo destacou a importância da parceria com a AGM, a fim de que a Associação auxilie na disseminação da política de preservação da água em todos os municípios goianos.

O secretário Vilmar Rocha ressaltou a importância que a população tem ao participar de ações de preservação da água, como aconteceu na elaboração do Plano Estadual dos Recursos Hídricos, quando foram realizadas consultas públicas durante todo o ano passado em diferentes regiões do Estado. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que este Plano deve ser implementado numa visão de gestão integrada com os comitês de bacia e com o controle de fontes de poluição.

A ministra ainda ressaltou durante coletiva que percebeu uma mobilização muito grande da população goiana para as questões hídricas. “Há um interesse da sociedade goiana de entender que preservando o meio ambiente você assegura a oferta de água. Saio daqui com o engajamento e a certeza que estamos indo em uma nova direção em que o País vai se mobilizar para a prevenção e vai ter a consciência que para viver em cidades, a gente precisa preservar nascentes, matas ciliares e portanto precisa valorizar o produtor rural”. Para ela, são necessários diálogos, parceiras e soluções. Ela aproveitou ainda para pedir que Goiás seja o estado campeão no Cadastro Ambienta Rural (CAR).

Mais ações    
Na ocasião foram lançados os editais do programa Produtor de Água e do Nascentes Vivas e foi anunciado que Caldas Novas sediará o Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas (Encob), de 4 a 9 de outubro próximo. Composto por representantes do Poder Público, usuários e sociedade civil, o objetivo deste Encontro é discutir as diretrizes para a evolução do sistema para questões do uso da água e o desenvolvimento do Estado.

No evento, também foi realizada a segunda edição da entrega da Comenda Berço das Águas, um reconhecimento do Estado de Goiás àqueles que se destacam na defesa e proteção dos recursos hídricos. Este ano foram homenageados o presidente da Agência Nacional da Água, Vicente Andreu; a ex-secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde, Marion Kompier; o ex-presidente do Comitê da Bacia do Meia Ponte, Marcos Correntino e o produtor rural e ambientalista Fábio Santos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tribunapiranhense.com/.
Fale conosco pelo Whatsapp
Fale com o Tribuna Piranhense
Fale conosco pelo Whatsapp