Jotta Oliveira – em Piranhas
(Foto: Divulgação)
A proposta do projeto ‘A Arte na Matemática: paródias, poemas e teatro de Matemática’ possibilitou aos estudantes do turno vespertino do Colégio Estadual Maria Eulália de Jesus, em Piranhas, na região oeste de Goiás, a aproximação com os conceitos da ciência dos números de uma maneira bastante lúdica. Eles foram incentivados pela professora Lidiane Pereira Campos a desenvolver paródias, poemas e peças de teatro aplicando os conteúdos propostos no currículo pedagógico para a Matemática.
Durante as aulas, a professora Lidiane percebeu que vários alunos tinham habilidades artísticas e decidiu dar início ao projeto que foi abraçado pelos estudantes. Eles tiveram dois meses para preparar as atividades que alinharam Matemática e Arte. Participaram da iniciativa alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, contabilizando cinco turmas do turno vespertino.
Lidiane afirma que o objetivo da iniciativa é dar mais dinamismo às aulas, dando mais motivação para que os alunos aprendam a matemática de forma agradável e mais descontraida, com o auxilio da arte misturada com regras, fórmulas e conceitos matemáticos.
O projeto foi encerrado com apresentações para os estudantes da escola, membros da direção da unidade de ensino e servidores da Subsecretaria Regional de Piranhas, que apoiou a iniciativa.
O diretor do colégio, Jarbas Alves de Oliveira, avalia que a atividade proporcionou mais interesse pela Matemática e, como consequência, o desempenho dos estudantes na disciplina melhorou.