Tribuna Piranhense – em Piranhas
A secretária municipal de Saúde de Piranhas, Neusa Aparecida Porto Ferreira, pediu, na manhã desta segunda-feira (16/03), que pacientes se dirijam às unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e deixem o Hospital Municipal Cristo Redentor para casos de urgência e emergência. A solicitação, segundo a secretária, busca evitar aglomerações de pessoas, o que pode facilitar a propagação no novo Coronavírus. Neusa Aparecida garante que todos os ESF’s contam com médicos atendendo de segunda á sexta-feira, realizando as consultas de rotina. Ainda de acordo com a secretária, toda a estrutura da saúde pública de Piranhas vem sendo preparada para atender possíveis casos do novo vírus e, neste cenário, manter o Hospital Municipal sem uma sobrecarga de atendimento desnecessária é fundamental para evitar transtornos futuros. “O nosso foco agora são as inciativas contra a pandemia do Coronavírus. Estamos pedindo que a população evite aglomerações. Outra solicitação é que seja evitada a ída ao Hospital Municipal quando o caso não for de urgência ou emergência. Se for possível esperar [pela consulta], espere até este momento delicado passar, se não, que o paciente procure o ESF da sua região”, esclarece Neusa Aparecida. Neusa orienta ainda que, caso o cidadão sinta algum sintoma do Coronavírus, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e, sendo indicado pelo médico, haverá o encaminhamento ao Hospital Municipal Cristo Redentor. Até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos do novo Coronavírus em Piranhas.
Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe
O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil. Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados. Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.
Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.
Prevenção
Enquanto medidas mais drásticas são tomadas, as pessoas tem que seguir a vida normalmente: vai seguir tendo contato com outras pessoas no trabalho e vai acabar usando alguns objetos de uso coletivo. Lavar as mãos regularmente e usar álcool gel são as principais recomendações para se proteger do Coronavírus no dia a dia. Se alimentar em casa também é uma recomendação do Ministério da Saúde. Para lavar as mãos, há todo um ritual: é preciso higienizar as duas palmas, os dorso, os dedos, a região entre os dedos e os punho.
Manual da prevenção contra o Coronavírus no dia a dia
No ambiente de trabalho
Higienizar objetos de uso comum com álcool líquido 70% e papel toalha; Não cumprimentar as pessoas com aperto de mão, beijo ou abraço; Cobrir a boca com a parte de dentro do braço ao tossir e espirrar; Evitar comer na rua; higienizar as mãos com álcool gel ou sabão antes e depois de pegar a comida.
Em casa
Não cumprimentar familiares com aperto de mão, beijo ou abraço – principalmente os mais idosos; Limpar o celular com um lenço umedecido com álcool 70% Álcool líquido pode ser usado para limpar o chão e maçanetas de portas;
No banheiro, cuidado especial com o vaso sanitário: uma medida de água sanitária para nove de água e limpar a tampa primeiro com uma escova, depois o interior e por último a escova.