22/07/2019 às 19h22min – Atualizada em 22/07/2019 às 19h22min
Tribuna Piranhense – em Piranhas
Jotta Oliveira (Foto: Reprodução) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Piranhas irá realizar testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C. A ação, que faz parte da campanha ‘Julho Amarelo’, acontece na próxima quarta-feira (24/07), das 9h às 15h, na Praça Santo Antônio, Centro. De acordo com a SMS, a campanha ‘Julho Amarelo’ tem foco na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença que afeta o fígado. Em Piranhas, os testes para a detecção das hepatites serão gratuitos e abertos para toda a população.
Como se pega?
As hepatites podem ser transmitidas por sangue contaminado em objetos como agulhas, alicates de unhas e aparelhos de barbear, e pelo uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, aplicação de piercings e tatuagens. A falta de preservativo nas relações sexuais também é fator de risco. Como a doença não apresenta sintomas na maior parte dos casos, mães portadoras do vírus podem transmitir aos filhos no momento do parto.
Diagnóstico e tratamento
É feito através dos testes rápidos e do pré-natal. Se descoberto precocemente, pode-se evitar que a doença evolua para cirrose ou câncer de fígado. O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora ou por exames laboratoriais.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina previne contra as hepatites A e B, e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é indicado pelo médico.