Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve em Goiás nesta terça-feira (7). O ato é nacional. Dentre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial, a revisão das gratificações produtivas e o pagamento da data-base.
A assessoria de imprensa do INSS informou ao G1 que vai se pronunciar sobre o movimento por meio de uma nota oficial. No entanto, o documento não foi divulgado até a publicação desta reportagem.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO), Terezinha de Jesus Aguiar, explicou ao G1 que, até quinta-feira (9), serão feitos apenas os atendimentos que foram agendados pelo telefone 135. O ato dos servidores é chamado de “Operação Padrão”.
Por enquanto, conforme o sindicato, funcionários das agências de Goiânia e Anápolis, a 55 km da capital, aderiram à greve. Cerca de 15 pessoas saíram, nesta manhã, de Goiás para Brasília para participar de uma rodada de negociações, que deve ocorrer à tarde.
Na quinta-feira, a categoria deve se reunir para definir os rumos do movimento no estado.