Cidades

Batalhão Ambiental faz balanço da Operação Piracema em Goiás

(Foto: Reprodução)

O Comando de Policiamento Ambiental (CPA), também conhecido como Batalhão Ambiental, apresentou, nesta segunda-feira (29/02), o balanço da Operação Piracema 2016.

Também foram apresentados equipamentos e materiais para a prevenção e repressão de crimes contra o meio ambiente em Goiás.  O secretário do Meio Ambiente, Vilmar Rocha, participou a apresentação dos resultados da operação, ao lado do secretário de Segurança Pública e vice-governador, José Eliton, do comandante geral da PMGO, coronel Silvio Benedito Alves, e do comandante do CPA, coronel Sérgio Katayama, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o subcomandante do CPA, tenente coronel Freitas explicou que houve um aumento de 40% na apreensão de armas e de 30% na apreensão de pescados. “A Operação Piracema, que foi iniciada em 1º de novembro, resultou na apreensão de 131 armas de fogo; mais de 20 mil metros de rede; 800 quilos de pescado; 18 motosserras; cinco barcos e cinco canoas e 60 tarrafas. Também foram entregues mais de 270 animais ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Setas) ”, disse o tenente coronel Freitas.

Logo em seguida, o secretário de Segurança Pública e vice-governador, José Eliton, parabenizou o trabalho realizado pelo coronel Silvio frente a PMGO e falou sobre a valorização do policial. “Eu vou na defesa de vocês, policiais militares, e enquanto isso vocês vão em defesa da sociedade”, disse. Já o secretário das Cidades, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha destacou o trabalho do Batalhão Ambiental dentro da rede de proteção ambiental de Goiás. “Os policiais, muitas vezes, dão apoio às atividades dos fiscais ambientais, oferecendo segurança e a garantia de que o trabalho será feito”, frisou.

Depois, foram entregues materiais e os novos equipamentos do CPA. Com os recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, foram adquiridos uma carreta para embarcação, três geradores e quatro tendas que serão encaminhadas para a 1ª CIPM – Aruanã. Já com os recursos do convênio com o Ministério da Pesca e Agricultura foram obtidos três motores de popa que serão levados para a 4ª CIPM – Serra da Mesa.

Doações
Na oportunidade, o CPA também entregou donativos que foram arrecadados em parceria com o Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG), e que serão entregues na comunidade Kalunga.

Related posts
Cidades

Inauguração da Praça do Giradouro marca uma nova era para Piranhas

Cidades

Delmiro realiza promessa de campanha ao inaugurar asfalto no Setor Caminho das Águas

Cidades

Leilão de veículos e outros bens móveis da Prefeitura de Piranhas rende R$ 75 mil

Cidades

Prefeitura de Piranhas lança campanha para arrecadar agasalhos e cobertores para famílias carentes; veja onde doar

Cadastre-se em nossa Newsletter
e mantenha-se informado