Jotta Oliveira – Piranhas
Maria Jamile é terapeuta sexual e atende na Climopi e no SUS de várias cidades da região (Foto: AP)
A preguiça pode causar falta de vontade de fazer sexo. Estudos mostram que “quanto menos sexo você faz, menos tem vontade de fazer”. É como praticar esportes. Para falar sobre o assunto, o Tribuna Piranhense falou com a médica e terapeuta sexual, Maria Jamile Ribeiro Duarte Nogueira, que tem vários artigos publicados com o tema sexualidade.
A especialista conta que as mulheres têm mais motivos para sofrerem desse problema. Segundo Jamile, uma das causas é que elas acumulam tarefas e se cansam fisicamente, e, quando chegam em casa a noite, estão sem energia para o sexo, principalmente se tiverem um dia estressante de trabalho. “Elas querem relaxar e dormir e os homens não. Os companheiros sentem mais relaxados após uma relação sexual. As mulheres reclamam que os parceiros não as ajudam nos afazeres domésticos, nas tarefas escolares do filho, e que, além de trabalhar fora, se sentem muito cansadas, levando-as a terem preguiça sexual”, explica a médica.
Maria Jamile lembra que o sexo é uma ótima atividade física em que, segundo estudos, se gasta de 100 a 600 calorias. “100 calorias equivalem a uma leve caminhada e 600 calorias equivalem a uma corrida intensa. Tudo depende da intensidade. O fato é que faz muito bem para a saúde, levando a liberação de hormônios como a endorfina, levando a uma sensação de bem estar para o corpo e para a alma das pessoas”, conta a terapeuta sexual.
Maria Jamile dá algumas dicas para evitar a preguiça e melhorar a qualidade das relações
1 – Evitar a TV no quarto. Um dos conjugues pode se interessar por algum programa e então quando acaba o programa da TV o outro já está dormindo;
2 – Evitar levar os problemas do dia a dia para a cama, por exemplo: falar sobre as finanças, contas à pagar, problemas com os filhos, doenças e outros;
3 – Criem oportunidades para saírem juntos e ficarem a sós;
4 – Faça algo que os aproximem, por exemplo: façam elogios, mande mensagem pelo celular, ou Facebook ou pelo WhatsApp, dizendo o que pretende fazer de bom quando chegarem em casa e como seu (a) esposo (a) é importante para você;
5 – Homens e mulheres procurem se arrumar na hora de dormir, evitando trajes antigos e velhos (camisolas e pijamas, por exemplo). Tudo isso poderá gerar uma disposição e interesse para uma relação sexual.
“Os casais devem evitar dizer: Vamos deixar para amanhã. Isso poderá levar a uma rotina que levará a comodidade e, quando perceberem, estarão vivendo como dois amigos”, finaliza Maria Jamile.