Tribuna Piranhense – em Piranhas
Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio (Foto: Jotta Oliveira/Tribuna Piranhense) Popularmente conhecida como “Festa Junina”, a Festa em Louvor a Santo Antônio voltará a ser realizada em Piranhas após três anos sem acontecer devido à pandemia do novo coronavírus. O início está marcado para o próximo dia 1º de junho. Chegando à sua 67ª edição, o tradicional evento que celebra o padroeiro do município de Piranhas se estenderá até 13 de junho, na Igreja Matriz e nos arredores da Praça Santo Antônio, com procissão e missas conduzidas por padres convidados. Além disso, a programação ainda inclui leilões, bingo e outras atrações. De acordo com a divulgação oficial realizada pela Paróquia Santo Antônio, a festividade será aberta com a Alvorada Festiva, no dia 1º de junho, a partir das 5h da manhã, saindo da Igreja Matriz. Às 19h30, acontece a primeira missa sob a direção do padre João Netto. Todas as missas da Festa em Louvor ao Padroeiro Santo Antônio serão realizadas na Igreja Matriz, sempre a partir das 19h30. Em 2022, oito padres de várias paróquias confirmaram a participação, incluindo ex-párocos que atuaram em Piranhas, como, por exemplo, João Aurélio e Welliton Elias. No encerramento oficial da Festa, no dia 13 de junho, o Bispo Diocesano Dom Lindomar Rocha Mota celebrará a Missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz e, logo depois, participará da tradicional procissão acompanhado dos fiéis. As barracas oferecendo comidas, bebidas, confecções, brinquedos e outros itens continuarão sendo montadas nos mesmos locais das edições anteriores.
Veja a programação completa
A Festa em Louvor ao Padroeiro Santo Antônio – realizada, anualmente, em Piranhas – faz parte do Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás desde 15 de janeiro de 2020, por consequência da Lei 20.713, de autoria da deputada estadual Lêda Borges (PSDB) e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB).
A Festa teve sua primeira edição em junho de 1953 e, desde então, acontece, anualmente, entre os dias 4 e 13 do mês de junho, quando milhares de pessoas participam, seja trabalhando, comprando, vendendo ou se divertindo.