Tribuna Piranhense – em Piranhas
(Foto: Reprodução) Adolescentes com idade entre 12 e 14 anos poderão se vacinar contra o novo coronavírus nesta sexta-feira (12/11), em Piranhas. A ampliação do público-alvo foi possível após a chegada 444 doses de imunizantes da Pfizer – o único autorizado, no Brasil, para ser aplicada em jovens deste grupo. Com a ampliação da idade, a campanha de vacinação do município de Piranhas atinge a última faixa etária que pode receber o imunizante contra o vírus causador da Covid-19 no Brasil. Menores de 12 anos ainda não têm autorização oficial para serem imunizados no país. Em Piranhas, o ponto de vacinação é a unidade 4 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF 4), localizada no Setor Sul. Os jovens de 12 a 14 anos serão vacinados na modalidade pedestre, das 13h às 16h. Por se tratarem de menores de idade, quem for ser imunizado contra a Covid-19 precisa, além de apresentar um documento de identificação, estar acompanhado de mãe, pai ou responsável legal.
Vacinação em Piranhas
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), até a publicação desta reportagem, Piranhas já havia aplicado 15.908 doses de imunizantes contra o vírus causador da Covid-19. Destas, 8.557 são primeiras doses, o que representa 89,03% da população vacinável que, agora, passa a incluir pessoas a partir de 12 anos. 6.501 pessoas já completaram o ciclo vacinal em Piranhas, com a aplicação de duas doses ou dose única, representando 67,64% dos vacináveis.
A Secretaria Municipal de Saúde de Piranhas (SMS) já iniciou a aplicação das doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 e, atualmente, estão tendo acesso os idosos acima de 68 anos e os profissionais da área da saúde que completaram o ciclo vacinal com duas doses ou dose única a, pelo menos, 6 meses. Neste caso, 848 pessoas já foram alcançadas até o momento.