(Foto: Reprodução)
O volume médio de chuvas em Goiás no período de 18 a 20 deste mês atingiu 60,6mm, o que corresponde a 26,6% do volume esperado para o mês. Os maiores volumes foram superiores a 100mm em parte das regiões Sul, Central e Leste. Desde o inicio deste mês já choveu 112% do volume esperado. Na Região Sul a chuva já ultrapassou o que era esperado para todo o mês. Desde 2008 não chovia tanto em Goiás no mês de janeiro.
A avaliação da superintendente de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Rosidalva Lopes, diz ainda que as temperaturas ficaram abaixo dos valores esperados para janeiro. A mínima ficou em 0.7ºC e a máxima em 3,6ºC. A umidade relativa do ar mínima teve uma média de 68%.
Desta sexta-feira, dia 22, até segunda-feira, dia 25, Rosidalva explica que a Zona de Convergência de Umidade do Atlântico Sul (ZCAS) permanece atuando no Estado, mas o deslocamento para o Norte favorecerá a ocorrência de chuvas durante este período, principalmente nas regiões Norte e Leste e parte da Região Central.
Nas demais partes do Estado haverá nebulosidade variável e as chuvas deverão ser em forma de pancadas. As temperaturas estarão com pequena elevação nas regiões Oeste e Sul. A umidade relativa do ar ficará elevada, com os menores valores em torno dos 50%.