(Foto: Reprodução)
Nem sempre ter a Internet lenta significa que há problemas na velocidade que chega até a sua casa. Muitas vezes, o problema pode estar em seu próprio equipamento.
Teste
“É aconselhável que a pessoa faça um teste para ver como está a velocidade da sua Internet. No Google você encontra diversos sites de Speed Test. Se o resultado não for compatível com aquilo que você tem no contrato, algo está errado”, explica Bruno Yassuda, especialista do site ‘Melhor Notebook’.
Se constatado problema de velocidade, é possível que seja causado por arquivos temporários armazenados em sua máquina. A sugestão é que o usuário descarte esse tipo de informação desnecessária.
Como fazer a limpeza?
“Você deverá acessar o seu navegador web e as configurações do mesmo. No Histórico, exclua os endereços de web que visitou e também os caches de alguns portais que aceleram o carregamento das páginas. O usuário pode fazer o download de programas gratuitos que fazem essa limpeza, como é o caso do CCleaner, por exemplo”.
Melhorar a conexão
“Quando o teste dá uma velocidade muito abaixo do que era previsto, há programas também gratuitos para acelerar a Internet. Em certos momentos, a navegação web é instável e esses aplicativos podem contornar os problemas. Eles atuam, por exemplo, na compressão de imagens e do código HTML de certas páginas”.
Vídeos e downloads
“Para problemas com a visualização de vídeos, alguns programas atuam como auxiliares para carregar as imagens. Em caso de downloads prejudicados, o usuário pode usar programas que fazem a divisão de arquivos em várias partes, o que deixa a velocidade do download mais rápida”.
Realizados esses procedimentos, retorne até um site de Speed Test e verifique o resultado. Muitas vezes esses passos ajudam a melhorar a velocidade da web. Caso isso não aconteça, contate a sua operadora.