Goianos são surpreendidos pelas baixas temperaturas (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Goiás registrou a menor temperatura do ano nesta segunda-feira (13/06). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice mais baixo foi marcado em Jataí, no sudoeste goiano, onde a mínima chegou a 4,1°C. Em alguns pontos da cidade, a sensação térmica chegou a 2ºC. Goiânial também teve o dia mais frio de 2016, com mínima de 10,2°C, registrada no Setor Jaó.
De acordo com a chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, uma massa de ar fria de origem polar atinge o estado e as manhãs devem continuar com temperaturas amenas até quinta-feira (16).
“A massa de ar começa a enfraquecer a partir de amanhã [terça-feira]. A tendência é elevar a temperatura gradualmente, as temperaturas ainda continuam baixas até quinta-feira”, explicou ao G1.
O frio surpreendeu muitos goianos, como o técnico em refrigeração Pedro Alves do Nascimento. Ele saiu com pressa de casa e esqueceu o agasalho. “Acordei correndo para ver um serviço e não coloquei blusa. Da próxima vez eu vou pegar”, disse.
Goiânia deve registrar entre 14°C e 28°C nos próximos dias. No sudoeste e sul goiano, o Inmet acredita que os termômetros devem marcar entre 10°C e 26°C. Já no leste do estado a previsão é de temperaturas entre 14°C e 28°C.
A massa de ar frio não deve atingir os moradores do norte e nordeste goiano. Segundo a previsão do Inmet, a mínima fica em 18°C e a máxima em 32°C nessas regiões.
Após a passagem dessa frente fria, as temperaturas só devem voltar a baixar no dia 24 de junho. De acordo com Elizabete, não há previsão de chuva.