Tribuna Piranhense – com informações da Sefaz
(Foto: Reprodução)
Os proprietários de veículo com placa final 5 tem até o próximo dia 11 de julho para pagar a terceira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA). O alerta é da Secretaria da Fazenda (Sefaz), conforme calendário que entrou em vigor no início de 2018.
Já os veículos com placas com final 6 têm até o dia 10 de julho para quitarem a segunda parcela do imposto. Também nesta data, termina o prazo para o pagamento da primeira parcela do IPVA dos veículos com placa de final 7. Os proprietários de veículos que não receberam os boletos pelos Correios podem se dirigir a uma unidade do Vapt Vupt para obter o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) ou acessá-lo pela internet, nos sites da Sefaz (em IPVA) ou do Detran.
O gerente do IPVA, Nivaldo Damasceno, auditor fiscal da Receita Estadual, esclarece que no valor do boleto, já estão deduzidos o desconto de 50% para os carros 1.0 e motos até 125 cilindradas, além do desconto de 5% a 10% concedidos pela Sefaz àqueles que pediram a inclusão do CPF na nota no ano passado por meio do programa Nota Fiscal Goiana.
O abatimento de metade do valor do IPVA é concedido pelo Governo de Goiás desde 2012 como forma de incentivar o bom condutor. É atribuído aos proprietários de carros 1.0 e motocicletas de até 125 cc que não tenham tido multas e nem envolvimento em acidentes de trânsito por negligência, imperícia, imprudência ou dolo nos últimos 12 meses. Conforme Damasceno, o pagamento em atraso do tributo acarretará a perda automática dos dois descontos conforme previsto em lei.