Tribuna Piranhense – em Piranhas
A Saneago informou, nesta terça-feira (17/10), por meio de nota, que o Córrego Àgua Limpa, responsável pelo abastecimento da cidade de Piranhas, “reduziu drasticamente o nível de sua vazão” e que, caso não haja chuvas nos próximos dias ou o consumo não reduza, pode ocorrer falta de água.
Segundo a Saneago, em certos períodos do dia, o sistema de abastecimento da cidade pode operar com vazão reduzida. “Por esse motivo, é importante que todos façamos uso consciente da água para contribuir com a estabilidade do sistema”.
A companhia diz estar tomando todas as medidas possíveis para amenizar a situação e pede a compreensão da população, alertando para o consumo moderado das reservas domiciliares.
O Tribuna Piranhense entrou em contato com a Saneago para ter mais detalhes, mas não obteve resposta. Porém, uma fonte ligada à empresa, que pediu para não ser identificada, revelou que o nível da barragem do Córrego Água Limpa já está mais de 50% abaixo do considerado normal.
“As chuvas do final do mês de setembro ajudaram um pouco na recuperação do volume de água do Água Limpa, mas não foi o suficiente. A estiagem permanece e, aliada ao forte calor que aumenta o consumo de água, o nível de água voltou a cair”, disse a fonte ao Tribuna Piranhense.
Nossa reportagem teve acesso a fotos do local onde a Saneago realiza a capitação em Piranhas. Nas duas imagens (veja abaixo), feitas na úlima quinta-feira (12/10) e nesta segunda-feira (16/10), é possível ver a redução no volume de água no período de quatro dias.