Tribuna Piranhense – com informações do Goiás Agora
(Foto: Reprodução)
A Gerência de Arrecadação e Fiscalização (Geaf) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e técnicos da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) discutem a implantação de sistema de chip no rebanho bovino comercializado no Estado. O assunto foi tratado em reunião nesta segunda-feira (22/05). A intenção é iniciar o processo de identificação do gado bovino com o emprego da tecnologia eletrônica capaz de armazenar a vida do animal do nascimento ao abate.
Atualmente já existem localidades onde o rastreamento é feito com sucesso. Equipe da Sefaz conheceu, recentemente, a experiência do Uruguai. Também estiveram lá: José Manoel Caixeta, chefe de gabinete, e Antônio do Amaral Leral, gerente de Sanidade Animal, ambos da Agrodefesa. Na sexta-feira (26/05), equipe mista da Sefaz e da Agrodefesa irá a Indiara conhecer uma fazenda-modelo, onde já funciona um sistema de monitoramento de gado por chip.
“É uma visita de campo importante”, explica o coordenador do Agronegócio, Geraldo Saad. Goiás quer sair na frente e tem interesse em implementar o sistema para manter o controle de vacinações bem como a venda de carnes nos mercados interno e externo.