17/09/2018 às 16h07min – Atualizada em 17/09/2018 às 16h07min
Tribuna Piranhense – em Piranhas
Jotta Oliveira (Foto: Reprodução) Nesta terça-feira (18/09), a partir das 16h, Piranhas irá receber a segunda etapa do projeto Saneamento e Saúde Ambiental Rural (SanRural). O projeto, que acontece através de uma parceria entre a Prefeitura de Piranhas e a Universidade Federal de Goiás (UFG), terá a sua 2ª oficina realizada na sede do Assentamento Nascente São Domingos. A oficina 1 aconteceu em julho deste ano, no auditório do Sindicato Rural de Piranhas. O SanRural é um projeto criado pela UFG, que visa promover conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais, apontando ações de gestão e tecnologias com vista à sustentabilidade e a promoção de serviços em ações ambientais. A ideia também tem o objetivo de fomentar o empoderamento das áreas atendidas quanto à promoção e proteção à saúde e o saneamento ambiental. A execução da oficina do SanRural no Assentamento Nascente São Domingos tem como intuito: a avaliação do saneamento rural da região; a coleta de dados socioeconômicos, de saúde, de saneamento, de recursos hídricos e do meio ambiente na área. Ainda segundo informações da UFG, devem ser repassadas orientações sobre educação em saúde e serão coletados dados nas infraestruturas de saneamento existentes e na bacia hidrográfica superficial ou subterrânea do local.
Na oficina 1, no último dia 5 de julho, os participantes tiveram um primeiro contato com os objetivos e as fazes do SanRural, além de efetuar a coleta de dados sobre saneamento e saúde com representantes das comunidades da zona rural de Piranhas, para, posteriormente, serem elaborados os Planos de Saneamento e Saúde Rural (PSSR).
A expectativa é a de que os resultados obtidos durante a execução das oficinas do SanRural sejam replicados em outras regiões rurais de Piranhas.