Sistema alerta candidato para a necessidade de aulas em simuladores (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Os candidatos que abriram processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não conseguem agendar a prova prática, em Goiás. Isso porque, desde o último dia 4 de janeiro, as aulas em simuladores passaram a ser obrigatórias no processo de formação do condutor. Porém, nenhuma autoescola do estado tem o equipamento.
A estudante Amanda Quirino está fazendo as aulas teóricas e não faz ideia de quando será submetida à prova prática. “Marcar a prova escrita, depois a prática, não sei quando”, afirma. Assim como ela, todas as pessoas que abriram processo este ano não poderão tirar a CNH sem ter passado por, no mínimo, 5 horas de aula no simulador.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), o sistema de agendamento de prova prática foi bloqueado e as autoescolas informadas sobre a compra e instalação obrigatória dos simuladores.
No entanto, donos de centro de formação reclamam da dificuldade para adquirir o aparelho. A Associação dos Centros de Formação de Condutores entrou com uma liminar pedindo a suspensão da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A dona de autoescola Derli Fernandes espera que a liminar seja concedida, para que os processos não se acumulem. Ela afirma que já tentou adquirir o equipamento, mas não conseguiu. “Caso ela [a liminar] não seja cumprida, vamos procurar adquirir esses aparelhos. Mas empresas não têm de pronta entrega, estão pedindo de 90 a 120 dias para ser entregue”, disse.
A advogada Sarah May Cyrous abriu o processo para tirar a CNH em 2014. Ela retomou as aulas no ano passado e, no próximo dia 18, chega ao fim a validade do processo. Ela teme que o problema dos simuladores interfira na prova prática dela, que ainda não foi agendada.
“Tem vários colegas meus que também estão nesse vai e vem do Detran. Se eu não conseguir fazer minha prova esta semana, vou perder meu processo e ter que fazer de novo”, desabafa.
O Detran informou que todos os processos para tirar a CNH abertos em 2015 tem o agendamento normal, desde que o exame médico não tenha sido feito em 2016.