Tribuna Piranhense – com informações da assessoria da OVG
(Foto: Henrique Luiz)
Nesta quarta-feira (11/10), o programa Meninas de Luz foi lançado em Piranhas, durante a 100ª edição do Ação Cidadã, com a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), para que a Prefeitura Municipal comece o trabalho. Com a iniciativa, adolescentes e jovens grávidas, de até 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, serão beneficiadas com orientações psicossociais sobre a gravidez e sobre os cuidados com os bebês.
O projeto funcionará no Centro de Atendimento aos Serviços Sociais, situado na Rua 15 de Novembro com a Avenida Lázaro Teodoro, Setor Palmares Palmares.
Grávida de 7 meses do primeiro filho, a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama de Piranhas, Adrielle Patilla Sousa Rosa Silveira, comenta que como futura mãe “sente na pele” os anseios e a necessidade de cuidados que uma gravidez exige. Ela informa que as atividades do Meninas de Luz começam nos próximos dias.
“Hoje, infelizmente, por meio do trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), desenvolvido em nosso município, temos conhecimento de casos de adolescentes de 13 anos grávidas. Necessitamos muito do Meninas de Luz. Ele será o apoio tão necessário em casos assim”, completa.
“É dever da administração municipal dar um acompanhamento especializado à essas jovens mães. Só que em cidades do interior, como a nossa, nem sempre isso é possível. E a OVG, com o Meninas de Luz, vem mudar essa situação”, afirma o prefeito de Piranhas, Eric de Melo Silveira.
O diretor geral da OVG, major Anderson Augusto Tavares de Souza, revela que é com muita alegria que acompanha a expansão do Meninas de Luz para as pequenas cidades do interior do Estado. “Geralmente, as adolescentes não estão preparadas para as mudanças provocadas pela gravidez. E, orientações e carinho previnem doenças e protegem mãe e bebê. O Menina de Luz tem uma equipe multiprofissional especialmente preparada para oferecer isso”, frisa major Augusto.
Acolhida
No Meninas de Luz as futuras mamães são acolhidas por uma equipe multiprofissional, que trabalha temas relacionados à saúde, educação sexual, planejamento familiar e direitos do cidadão. As gestantes recebem acompanhamento médico, psicológico, nutricional, social e odontológico. No projeto, elas participam de oficinas de Artesanato e Beleza. O atendimento não se encerra com o nascimento do bebê. Ele é oferecido até que a criança complete um ano de idade
Em Goiânia, o programa já realizou mais de 5 mil atendimentos desde sua criação em 1999. No interior, já foi implantado nos municípios de Alto Paraíso e Orizona e também lançado em Pirenópolis. O trabalho é em parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pelos técnicos e local onde o programa funcionará. A OVG faz o treinamento da equipe, o monitoramento do trabalho e a doação de kits de enxoval de bebê.