Jotta Oliveira – Piranhas
Os municípios de Arenópolis e Doverlândia comemoraram aniversário nesta quinta-feira (14/05).
Em 1982, o município de Arenópolis, que completa 33 anos, tornou-se independente de Piranhas. As terras ricas e férteis despertaram o interesse de vários trabalhadores das regiões vizinhas, que se mudaram e fixaram residências no local, aumentando a atividade econômica. Surge assim o arraial Areia, nome do ribeirão que banha a região.
Em 1971, com o nome de Arenópolis, o povoado foi elevado à categoria de Distrito. Hoje, com mais de três mil habitantes, a agropecuária continua sendo a maior fonte de renda do município.
Para comemorar o aniversário, a Prefeitura de Arenópolis preparou uma programação de cinco dias, com shows musicais e rodeio em touros.
Já a história de Doverlândia teve início em 1949, quando o pioneiro, Manoel Ribeiro Campos, chegou na região, comprou terras e construiu sua casa às margens do Rio do peixe, onde passou a residir com sua família. As primeiras estradas também foram abertas pelo primeiro morador.
Em 1958, Dovercino Borges chegou à região. Ele passou a ser o líder político da região. Em 69, a região foi elevada à categoria de distrito de Caiapônia, com o nome de Doverlândia, em homenagem ao líder político da época. Atualmente, a agropecuária é a principal fonte de renda do município.
Em Doverlândia, os 33 anos de emancipação política foram comemorados com futebol, show musical e sorteio de brindes para a população.