Por Jotta Oliveira – Do Tribuna Piranhense, em Piranhas
Da Redação
Vai até a próxima sexta-feira, dia 9 de maio, a Campanha Nacional contra a Influenza, realizada pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. Em todo o Estado a meta é vacinar 1,112 milhão de goianos pertencentes ao público-alvo composto por crianças, indígenas, idosos, mulheres em fase de amamentação, profissionais da saúde e portadores de comorbidades, desde que apresentem a prescrição médica. O total equivale a 80% do público-alvo, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Esse ano, a faixa das crianças foi ampliada para menores de cinco anos. No ano passado foram vacinadas menores de dois anos. A campanha começou no último dia 22.
Conforme explica a coordenadora estadual da campanha, Aline Martins de Camargo, está prevista a disponibilização de mais de 1,409 milhão de doses para atender a todo o Estado. A vacina este ano vai imunizar contra três tipos de vírus, sendo os tipos A H1N1, o H3N2 e o da Influenza Sazonal. Estão envolvidos na campanha 12.250 profissionais, que atuarão nos 888 postos fixos e 1.776 postos móveis. Também serão utilizados 864 viaturas e embarcações.
Balanço
No último ano foi vacinado um total do 94,1% do público-alvo, superando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Nos grupos, os índices foram os seguintes: profissionais da saúde com 106,23%; gestantes 94,01%; mulheres em fase de amamentação 117,44%; idosos 90,68% e indígenas 229,97%.