Tribuna Piranhense – em Piranhas
Um curto-circuito no sistema elétrico do Hospital Municipal Cristo Redentor (HMCR) – única unidade hospitalar do município de Piranhas – assustou pacientes, equipe médica e demais servidores da unidade de saúde durante o início da tarde desta sexta-feira (14/12). Segundo a direção do local, o cabo que leva eletricidade da rede da Enel para um gerador pegou fogo e houve interrupção no fornecimento de energia.
Em contato com o Tribuna Piranhense, a diretora do HMCR, Edna Ferreira da Silva, informou que nenhum paciente ficou ferido e que não há registro de danos na estrutura da unidade de saúde. No entanto, por precaução, os pacientes chegaram a ser retirados dos quartos até que a eletricidade fosse desligada.
“A situação já foi controlada, os pacientes já estão de volta nos quartos e a equipe [do Hospital] já está de volta ao trabalho. Eletricistas já trabalham na substituição das partes da rede elétrica que foram danificadas, para, desta forma, o fornecimento de energia voltar ao normal. O cabo que pegou fogo passa sobre o telhado e, felizmente, nem mesmo as telhas foram danificadas, graças à Deus”, relatou Edna.
Ainda de acordo com Edna Ferreira, não é possível, neste momento, afirmar o que causou o problema. “Os eletricistas vão analisar a situação e faremos o necessário para não acontecer de novo”, pontuou.
Um vídeo obtido por esta reportagem mostra o momento em que o cabo sobre o telhado do Hospital Municipal emite faíscas (assista abaixo).
O sistema elétrico do Hospital Municipal Cristo Redentor passou por uma reforma, no segundo semestre deste ano, para se adequar e dar as condições para a instalação de um novo aparelho de raio-x que exige mais potência energética. As alterações – que incluem a instalação de um novo transformador de tensão, troca e colocação de novos cabos, dentre outras ações – geraram um aumento na capacidade de consumo para 112 Kilovoltampere (KVA).