Tribuna Piranhense – em Piranhas
(Foto: Reprodução)
Seguindo um cronograma definido pelo Ministério da Saúde para todo o país, as unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Piranhas funcionam neste sábado (12/05), das 8h às 16h30, para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe H1N1. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
A vacina leva de 10 a 15 dias para garantir o efeito de proteção e, além do H1N1, também atua contra outras duas variações do vírus: H3N2 e um subtipo da Influenza B.
Em Piranhas, a imunização começou no dia 16 de abril e vai até 1º de junho. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é vacinar 2.521 pessoas que integram os grupos prioritários até o final da campanha deste ano.
Veja a lista com os locais de vacinação
ESF 1 (Setor Santa Luzia
ESF 2 (Setor Sudoeste)
ESF 3 (Centro)
ESF 4 (Setor Sul)